– Como constrói um desfile?
– Um espectáculo é construído a partir de vários elementos, várias camadas, desde a inspiração para as roupas ao cenário, cabelos, maquilhagem, música, manequins… tem tudo a ver com a criação do momento. Tem de existir um equilíbrio entre o corte e a cor, a musa, o humor, a silhueta. Todos os elementos se inspiram mutuamente e evoluem através de tentativa e erro e, claro, da magia. Preciso de dar 200% de mim mesmo a cada uma das minhas colecções, incentivar-me a mim próprio para alcançar sempre a perfeição: é esse o segredo para manter fresca, jovem e vibrante uma marca como a Dior.
– O que acha que representa o batom na vida de uma mulher?
– O batom é o toque final, o último gesto antes da mulher enfrentar o mundo. É quase como uma arma secreta, algo que lhe oferece uma total confiança em si mesma. Adoro batom: pode ser a assinatura de uma mulher ou algo que lhe dá uma aparência nova e diferente. É essencial dentro e fora dos desfiles. Fora das passerelles os ‘lábios dramáticos’ são mais simples de recriar e dão imediatamente aquele toque de glamour. O batom, tal como uma jóia, deve ser aplicado em determinados momentos para o efeito ser ainda mais deslumbrante.
– Tem alguma cor favorita?
– A cor é como um amante – temos diferentes
affairs, paixonetas, paixões e romances de longa duração, dependendo do estado de espírito. Os lábios têm sempre saudade de ser beijados, por isso é necessário ter tantas cores como humores – ou talvez devessemos dizer amantes…!
– Qual é a importância da cor quando cria uma colecção de moda?
Muita. Porquê escolher preto e branco quando podemos ter multicor?! O estado de espírito, a inspiração, a pesquisa, tudo isto irá sempre ditar a cor e a composição. Não costumo começar pela cor mas sim pela silhueta, é o meu estado de espírito, o meu humor, que me diz como dar vida à personagem. No entanto a cor é muito importante para lhe dar personalidade.
– No futuro, que tipo de efeitos inovadores gostaria de criar?
– Existem tantas ideias, tantas técnicas que eu ainda quero experimentar e explorar…! Quero elevar o conceito de beleza. Estou numa busca pela beleza perfeita, mas ela está sempre a evoluir, é sempre tão inspiradora, está sempre um passo à frente.
– O que significa para si a palavra ‘Addict’?
Os viciados nunca têm o suficiente, não passam sem a sua ‘droga’. Eles anseiam, precisam, desejam, são obcecados… Eu sou viciado na beleza, na perfeição, na inspiração e, claro, em Dior!
(batons disponíveis no final do mês de Março)