100 ideias para viver até aos 100 (parte I)


São muitas ideias ao mesmo tempo? Cumpra as que conseguir. Nada como começar pelo princípio…



1 – Os três da vida saudável. Os três melhores remédios anti-envelhecimento são: reduzir as calorias, aumentar a resistência e dormir bem.



2 – Deixe de fumar. Estava mesmo à espera disto, não era?



3 – Comece já hoje a mudar de vida… mesmo quem cometeu erros no passado (quem nunca comeu um hambúrguer que atire a primeira batata frita) pode revertê-los.



4 – Tome suplementos. Não, a nossa alimentação não é suficiente. Mas atenção, que as vitaminas não são uma desculpa para passar o dia a batatas fritas, ou só a alface.



5 – Beba café. Entre três a cinco chávenas por dia ajudam-nos a assimilar conhecimentos e a depositá-los com mais facilidade no banco da memória.



6 – Aprenda mandarim. A actividade mais eficiente contra o envelhecimento do cérebro não é nem palavras-cruzadas, nem ler, nem decorar a lista do supermercado: é aprender uma língua nova.



7 – Artérias sempre jovens. Se tem mais de 40 anos, tome meia aspirina ou duas aspirinas infantis por dia (se não tiver problemas de estômago): ela melhora a circulação e luta contra o envelhecimento das artérias.



8 – Mexa-se. Que tipo de exercício deve fazer? Três a cinco vezes por semana, cardiovascular, 2 a 3 vezes exercícios de força. Todos os dias, 10 minutos de alongamentos.



9 – Não beba refrigerantes. Nem os ‘light’. E cuidado com o açúcar dos sumos.



10 – Não tenha medo dos exercícios com pesos. As mulheres podem definir a massa muscular, mas não têm as hormonas necessárias para serem Schwarzeneggers.



11 – Não abuse do leite, que contém estrogéneos – Para lutar contra a osteoporose, consuma mais vegetais de folhas verdes e sardinhas, e acima de tudo, aumente o exercício de impacto. O exercício faz mais pela prevenção da osteoporose do que o copo de leite matinal – se tomar suplementos de cálcio mas ficar no sofá, o cálcio entra-lhe a cem e sai-lhe a duzentos, como dizem os miúdos – mas como dá mais trabalho, a maioria das pessoas fica-se pelo leite…



12 – Faça abdominais e exercícios para as costas. A falta de uma ‘cinta’ natural de músculo é a maior causadora de dores nas costas.



13 – Desintoxique a sua vida. Tente optar por detergentes ecológicos, elimine alimentos artificiais (como os adoçantes), e os alimentos muito processados.



14 – Cinco é um número mágico… no que toca a porções. Coma pelo menos cinco porções diárias de fruta e vegetais.



15 – Tome vitamina B6, B12 e ácido fólico, mesmo que não esteja a pensar engravidar. São fantásticas para os neurotransmissores que regulam o nosso pensamento.



16 – Areje bem a casa. Vai diminuir a probabilidade de estar exposta aos químicos dos produtos de limpeza.



17 – Fuja do açúcar. Somos apaixonadas por ele precisamente porque na Pré-História havia muito pouco, e estamos feitas para o aproveitar ao máximo. Problema: o nosso corpo continua na Pré-História, mas nós vivemos no século XXI…



18 – Alimente o cérebro. Com Ómega-3: salmão, atum, bacalhau, sardinha, amêndoas, ovos enriquecidos e suplementos.



19 – Vá a pé. Poupe na gasolina e ande durante 30 minutos todos os dias.



20 – Leia os rótulos. Escolha os produtos que tiverem a lista de ingredientes mais curta. Devolva à prateleira alimentos que contenham qualquer um destes cinco ingredientes: gordura saturada, hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, ou açúcares simples (todos os que acabam em -ose, como sacarose ou frutose), xaropes ou cereais não-integrais.



21 – Decore anedotas. O sentido de humor é sinal de inteligência e é um desafio para o cérebro. Rir baixa a tensão arterial e aumenta o oxigénio no sangue.



22 – Aumente a batida. Faça o coração trabalhar! Apaixone-se, se quiser, mas não falte ao ginásio. Quanto mais intenso for o exercício, mais os seus benefícios.



23 – Mande-se à fava. Tal como o pão e cereais integrais, a soja, o espinafre e as uvas, as favas têm magnésio, que ajuda a baixar a tensão arterial.



24 – Ofereça-se um chocolate. Mas pequenino (30g)! E atenção: preto!



25 – Use fio dental. Nos dentes, mesmo. É ainda mais activo do que a pasta. Fio dental em lingerie pode ser sexy mas não se recomenda porque pode causar infecções.



26 – Ponha a fita métrica à volta da cintura ao nível do umbigo. Ela não deve medir mais de metade da sua altura.



27 – Não se queixe. Seja optimista e faça alguma coisa para mudar o que a chateia! Segundo as estatísticas, apenas 17% das pessoas são se assumem como alegres, e no entanto, é a alegria que nos faz viver mais e mais felizes, não o sofrimento.



28 – Treine a empatia. Em vez de insultar o condutor da frente, pense que ele deve ter as suas razões para lhe passar à frente daquela maneira.



29 – Telefone aos amigos. Os estudos mostram que nos podem retirar até 90% das tensões provocadas pelo stresse. Pormenor: tente não ser um foco de stresse para eles…



30 – Trabalhe… mesmo quando deixar de trabalhar. Prepare uma ‘vida dupla’ para não deixar de estar activo depois da reforma, em vez de passar a viver para os netos, que nunca dá bom resultado.



31 – Substitua maus hábitos por hábitos bons (ou menos maus…) que também lhe dêem uma sensação de recompensa.



32 – Viva o momento. Esqueça os erros de ontem e as preocupações de amanhã. É que o stresse encurta a capacidade de memória.



33 – Controle o dinheiro. É uma das maiores fontes de preocupação.



34 – Aposte nas ervas aromáticas. Tenha em casa rosmaninho, rosas e hortelã-pimenta – Não para comer mas para cheirar. Pesquisas sugerem que são um bom estímulo da memória.



35 – Planeie a sua vida sexual. Ao que consta, foi o que acabou com o casamento da Madonna, mas não se percebe porquê. Afinal, se tem os dias muito ocupados, mais vale sexo com hora marcada do que nunca…



36 – Apimente a vida. Se gostava de mais sabor na sua comida, não meta já a mão no saleiro e esqueça o açúcar. Faça uma colecção de especiarias e experimente a pimenta.



37 – Não abuse da… limpeza. Se nunca foi exposta a infecções, o seu corpo não ficará preparado para as combater eficientemente. Claro, não convém descurar tanto a higiene que a pessoa sentada ao seu lado no metro comece a torcer o nariz…



38 – Compre um irrigador nasal: e use-o. É mais higiénico do que andar a meter o dedo no nariz (embora cumpra, basicamente, a mesma função) e deve ser transformado numa rotina, tal como lavar os dentes.



39 – Se puder, corra em vez de andar. Quem anda, queima três calorias por minuto. Quem corre, queima 13.



40 – Oriente-se: O Oriente lida há mais tempo do que nós com o stresse. Ao contrário de nós, não acham terrivelmente corajoso uma pessoa passar-se, perder a cabeça e atirar-se a outra. A bem da sua vida, presente e futura, imite-os: treine a meditação, experimente as terapias de relaxamento, se puder tente a acupunctura.



41 – Derreta-se… na sauna: faz mais do que ajudá-la a descontrair e a passar dez minutos sem pensar no patrão. Também ajuda a limpar toxinas, não apenas através do suor, mas pela libertação de uma substância química, o óxido nítrico, que ajuda a respirar melhor.



42 – Proteja o fígado: coma brócolos, algas e vegetais de folhas verde-escuras.



43 – Vá passear ao sol: mas com conta, peso e medida. A medida ideal são 20 minutos diários. O sol activa a Vitamina D, que também deve ser tomada em suplemento.



44 – Ponha molho na massa… Mas molho de tomate, e não natas com queijo. Dez ou mais colheres de molho de tomate por semana protegem contra alguns cancros. Curiosamente, o licopeno – ingrediente activo do tomate- é mais bem absorvido pelo corpo quando é cozinhado e associado a uma fonte de gordura.



45 – Tenha chá. Principalmente chá verde. Como não foi oxidado, as folhas têm 40% de polifenóis (químicos altamente anti-oxidantes) enquanto o chá preto tem apenas 10%. O chá verde também tem cafeína, mas tem três vezes menos que o preto. Ainda melhor é o chá Oolong, um tipo de chá chinês que é o campeão da luta anti-gordura.



46 – Escale o Evereste. Pronto, isto é uma piada… Confesse lá que se assustou. Não é preciso subir tão alto, mas ter um desafio de vez em quando, que nos arranque à rotina, faz-nos como que ‘recomeçar’ o nosso ‘computador’.



47 – Vá à vindima. Beba um copo de vinho tinto diariamente, coma uma maçã ao lanche, ponha cebola na salada, e não falte ao ginásio: tudo isto influencia a actividade da sirtuina, uma molécula mágica que ajuda a neutralizar o envelhecimento.



48 – Vá à fonte. Beba água. Se calhar achava que era só beber vinho, não…



49 – Fale com o Fiel. Ou com o Mimoso, ou o Farrusco, ou o Sebastião. Ter um gato ou um cão ajuda a descomprimir das chatices da vida. Ah, se é alérgica, não desespere: arranje uma planta. Ainda não respondem quando chamamos por elas e não dão muito jeito para levar a passear, mas são melhores do que nada.



Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

CARAS Decoração: 20 estantes e prateleiras para deixar a casa organizada

CARAS Decoração: 20 estantes e prateleiras para deixar a casa organizada

26 consequências surpreendentes do aquecimento global

26 consequências surpreendentes do aquecimento global

OMS anuncia acordo histórico sobre pandemias, com EUA de fora das negociações

OMS anuncia acordo histórico sobre pandemias, com EUA de fora das negociações

Ana Bacalhau: “A rádio teve um papel resgatador na minha vida”

Ana Bacalhau: “A rádio teve um papel resgatador na minha vida”

Um século de propaganda na VISÃO História

Um século de propaganda na VISÃO História

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Olga Roriz - Há 30 anos a marcar a dança contemporânea

Olga Roriz - Há 30 anos a marcar a dança contemporânea

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

UE terá adiado sanções à Apple e Meta por causa de negociações comerciais com os EUA

UE terá adiado sanções à Apple e Meta por causa de negociações comerciais com os EUA

Novo restaurante em Lisboa conquista caras conhecidas

Novo restaurante em Lisboa conquista caras conhecidas

A revolução dos robots em Portugal. A reportagem que valeu à VISÃO Saúde Prémio de Jornalismo

A revolução dos robots em Portugal. A reportagem que valeu à VISÃO Saúde Prémio de Jornalismo

Um olhar incontornável ao papel das comunidades

Um olhar incontornável ao papel das comunidades

Relatório: Empresas podem perder até 25% das receitas devido às alterações climáticas - mas também há dinheiro a ganhar

Relatório: Empresas podem perder até 25% das receitas devido às alterações climáticas - mas também há dinheiro a ganhar

Doces da Páscoa.

Doces da Páscoa. "Um dia não são dias" ou há um perigo real em comer de uma só vez um pacote de amêndoas ou um ovo dos grandes?

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Esta semana na CARAS, dossiê de moda

Esta semana na CARAS, dossiê de moda

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1676

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1676

Bárbara Branco e José Condessa em cenas eróticas em

Bárbara Branco e José Condessa em cenas eróticas em "O Crime do Padre Amaro"

Celebrar a Páscoa com escapadinhas para todos

Celebrar a Páscoa com escapadinhas para todos

Ben Gonthier - Pensar Lisboa através dos seus artistas

Ben Gonthier - Pensar Lisboa através dos seus artistas

Receita de Bolo de família com leite condensado, por Cátia Goarmon

Receita de Bolo de família com leite condensado, por Cátia Goarmon

VOLT Live: o novo site com (quase) tudo sobre mobilidade elétrica

VOLT Live: o novo site com (quase) tudo sobre mobilidade elétrica

Moda: Mensagem Recebida

Moda: Mensagem Recebida

CARAS Decoração: Cromática, uma coleção desenhada por Pedro Almodóvar

CARAS Decoração: Cromática, uma coleção desenhada por Pedro Almodóvar

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

Arnaldo Antunes - Canções do fim do (novo) mundo

Arnaldo Antunes - Canções do fim do (novo) mundo

Especial livro de jogos VISÃO Júnior

Especial livro de jogos VISÃO Júnior

Salão do Móvel: design e inovação em Milão

Salão do Móvel: design e inovação em Milão

Niu KQi 100P em teste: Sofisticação a bom preço

Niu KQi 100P em teste: Sofisticação a bom preço

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Hyundai Inster: novo elétrico 'compacto por fora e grande por dentro'

Hyundai Inster: novo elétrico 'compacto por fora e grande por dentro'

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Desfile de elegância e ousadia na semi-final dos “International Emmy Awards” em Portugal

Desfile de elegância e ousadia na semi-final dos “International Emmy Awards” em Portugal

25 batons para celebrar o Dia do Beijo

25 batons para celebrar o Dia do Beijo

Restaurante O Bem Disposto: Gosto em receber

Restaurante O Bem Disposto: Gosto em receber

Empresa do Interior faz Investimentos Estratégicos que Resultam em Crescimento Exponencial. De 11M€ a 50M€, em 5 anos.

Empresa do Interior faz Investimentos Estratégicos que Resultam em Crescimento Exponencial. De 11M€ a 50M€, em 5 anos.

Pedro Alves faz revelações inéditas sobre a mulher

Pedro Alves faz revelações inéditas sobre a mulher

Entrevista a Gil Brito, vencedor de 'Got Talent Portugal'

Entrevista a Gil Brito, vencedor de 'Got Talent Portugal'

Matérias-primas: quatro portugueses entre os 47 projetos estratégicos da UE

Matérias-primas: quatro portugueses entre os 47 projetos estratégicos da UE

Moda: Coletes

Moda: Coletes

Já é possível jogar nas consolas Xbox sem precisar de instalar jogos

Já é possível jogar nas consolas Xbox sem precisar de instalar jogos

Indústria espacial: Quando o céu já não é o limite para Portugal

Indústria espacial: Quando o céu já não é o limite para Portugal

Deezer: 18% das músicas carregadas na plataforma são feitas por IA

Deezer: 18% das músicas carregadas na plataforma são feitas por IA

A desenhar é que a gente se entende

A desenhar é que a gente se entende