-
Alongamentos laterais
Sentada de pernas abertas, afaste a perna direita para o lado. O braço esquerdo está esticado para cima e a mão direita faz força sobre a parte de dentro do joelho esquerdo. Inspire profundamente. Depois, ao expirar estique ainda mais o braço para cima. Vire-se lentamente para o lado direito e continue a insistir, tentando tocar com o joelho esquerdo no chão.
Faça 3 séries para cada lado.
-
Enrolar e esticar o tronco
Sentada com os dois calcanhares apoiados no chão, enrole o tronco tentando tocar com as mãos na sola dos pés. As pernas e os braços estão ligeiramente flectidos. Agora inspire profundamente, contraindo ma barriga e depois expire devagar esticando bem o tronco vértebra por vértebra até à região abaixo das omoplatas. Pare e continue a esticar lentamente as costas ainda mais para cima. Não se esqueça de que a cabeça deve permanecer sempre fixa e a barriga sempre contraída!
Faça 4 a 8 séries.
-
Levantar as pernas
Deitada de gatas eleve a perna direita fazendo um ângulo recto. Coloque a mão esquerda sobre a nádega esquerda. Inspire e levante lentamente a perna direita até ficar na mesma linha das ancas. Depois, expire e volte a baixar a perna lentamente sem tocar no chão.
Faça 6 a 12 séries e repita para o outro lado.
E também…
Para o tipo maçã é fundamental estimular o aparelho circulatório, pois só assim se conseguem queimar as gorduras acumuladas no tronco e à volta dos órgãos internos. Os melhores exercícios são a marcha, a corrida, a prática de ski, patins em linha e andar de bicicleta.