O novo perfume feminino de Giorgio Armani, Idole d’Armani, era um sonho antigo daquele que é talvez o mais famoso criador de moda italiano.
"Sempre tive um ideal de feminilidade, uma combinação irresistível de graça, beleza e independência de espírito. Idole d’Armani é o meu tributo a esse ideal e a todas as mlheres do mundo."
Para o anúncio do perfume, Armani escolheu a
modelo e actriz italiana de origem polaca Kasia Smutniak, de 30 anos, vencedora de um Globo de Ouro italiano em 2008.
O anúncio foi dirigido por Baillie Wash e tem como
banda sonora a interpretação de Nina Simone do clássico ‘I put a spell on you’.
O perfumista, Bruno Jovanovic, que já tinha criado outra fragrância para Armani,
falou-nos em exclusivo sobre Idole:
– Todos os anos são lançadas mais de 200 fragrâncias e a maioria não dura mais de um ano. Podemos falar de tendâncias? O que é que faz um perfume ter sucesso?
– Há vários tipos de tendências em perfumaria. Mesmo quando as fragrâncias têm um tempo de vida limitado, conseguimos definir alguns elementos comuns que acabam por criar uma tendência. Podem ser perfumes pontuais e durar apenas um ou dois anos, mas ainda assim representam sucessos ‘rápidos’ que, uma vez alinhados, definem uma tendência. Por outro lado, muito poucos perfumes são inovadores ou conseguem criar uma tendência que perdure no tempo. Os que o conseguem são aqueles de que nos lembramos e que se mantêm no topo de vendas durante décadas."
– Como é que cria um perfume?
– As inspirações que me são dadas podem ser múltiplas: uma obra de arte, um trecho musical, uma sensação… E a partir delas eu tento traduzir a minha visão numa estrutura olfactiva.
– Como descreveria Idole d’Armani a uma mulher que não dominasse a linguagem técnica do perfume?
– Idole d’Armani é como um raio de luz na pele de uma mulher, sublimando a sensualidade das suas linhas. O topo é deslumbrante, com notas de laranja amarga, pera sumarenta, gengibre e davana [uma erva aromática usada na Índia em rituais sagrados].
O coração floral é brilhante e audacioso, com o seu toque único de absolute de açafrão combinado com um acorde de jasmim e rosa loukoum.
A base é luminosa e sensual, com patchouli, vetiver, benjoim e styrax.
– O que torna esta fragrância única?
– A sua individualidade vem do encontro inesperado de uma inspiração vinda do oriente, cintilante e ultra feminina, com a elegância italiana intemporal de Armani. A primeira faceta exprime-se através do carácter único do absoluto de açafrão associado ao acorde de rosa loukom, enquanto os elementos florais e amadeirados assinam a fragrância com a sua inimitável elegância italiana.
– Como escolheu as diversas notas de Idole d’Armani? Quais são as carecterísticas de cada uma?
– Todos os ingredientes seleccionados para a fragrância lhe trazem um toque específico, foram escolhidos especialmente pela sua qualidade e identidade. A assinatura do perfume vem de dois ingredientes principais: a rosa loukoum e o absolute de açafrão que lhe trazem uma ssinatura floral contemporânea. O absolute de açafrão dá-lhe uma vibração, uma energia, como um raio de luz que atravessa a fragrância. A rosa loukoum é uma expressão da beleza feminina e do chrame natural.
– O que torna este perfume valioso?
– A utilização de matérias-primas raras e preciosas, que permitiram criar uma forma olfactiva original.
– Qual é o segredo da longa remanescência de Idole d’Armani na pele?
– Não posso divulgar todos os segredos… mas as horas passadas a avaliar, a ajustar, a aperfeiçoar a fragrância para que ela perdure e tenha uma boa difusão, obviamente foram decisivas. Uma das razões foi a combinação poderosa e icónica de ingredientes naturais como o absolute de açafrão, o absolute de jasmim, o patchouli e o vetiver.
– Em termos de aplicação, tem algum conselho especial acerca dos pontos do corpo onde este perfume deve ser aplicado para dele tirar o máximo partido?
– Sugiro que o aplique nos pontos mais quentes do corpo: na curva interna dos cotovelos e dos joelhos, ou atrás das orelhas. A partir daí, a sua remanescência depende de cada pele mas, de um modo geral, as fragrâncias florais opulentas, como Idole d’Armani, mantêm-se melhor na pele do que outros perfumes.