O que são? Os cuidados paliativos são a resposta da Medicina aos problemas decorrentes da doença prolongada, incurável e progressiva. A sua missão é prevenir o sofrimento e proporcionar a máxima qualidade de vida possível aos doentes, até ao fim da vida, e aos seus cuidadores.
Para quem estão orientados? Para doentes crónicos, incapacitados e dependentes, muitos em fase terminal. Doentes de cancro, de sida em estado avançado, pacientes com graves insuficiências de órgãos – cardíaca, respiratória, hepática, respiratória, renal -, pacientes de doenças neurológicas degenerativas graves, doentes com demências em estado muito avançado, como o Alzheimer. E não são apenas idosos: há adultos, adolescentes, crianças. "Não são cuidados menores no sistema de saúde, não se resumem a uma intervenção caritativa bem intencionada, não se restringem aos moribundos nos últimos dias de vida; não são dispendiosos e não encarecem os gastos dos sistemas de saúde – tendem mesmo a reduzi-los pela melhor racionalização de meios", garantem os responsáveis da Associação.
Como actuam? As equipas de cuidados paliativos são multidisciplinares. Englobam médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais, que assistem o doente, reduzindo o seu sofrimento físico, garantindo a administração de medicamentos. Assistem-nos durante meses, até mesmo anos, e estão lá até ao fim. Trabalham para prevenir e reduzir o sofrimento físico e psicológico dos doentes, garantir os cuidados de saúde básicos e reduzir o risco de lutos patológicos nos familiares e amigos que deles cuidam.
Onde encontrar equipas de cuidados paliativos?
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos tem uma lista de equipas certificadas a trabalhar nesta área. Eis alguns contactos úteis:
– Equipa de Cuidados Continuados do Centro de Saúde Odivelas, tel.: 21 932 70 03
– Unidade Autónoma de Assistência Domiciliária do IPO de Lisboa Francisco Gentil. Tel.: 21 720 04 77
– Serviço de Cuidados Paliativos do IPO do Porto, E.P.E. tel.: 225084119
– Serviço de Medicina Paliativa do Hospital do Fundão (Centro Hospitalar da Cova da Beira). Tel.: 275 330 000 / 961 040 961
– Serviço de Cuidados Paliativos do IPO de Coimbra-FG. Tel.: 239 400 308 / 239 400 216
– Equipa Intrahospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos do Hospital de Santa Maria tel. 217805224 / 961346162
– Equipa IntraHospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos do Hospital do Litoral Alentejano/ Santiago do Cacém. Tel.: 964309327
– Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do Algarve. Tel.: 961955478
Mais informações sobre estas e outras unidades e contactos no site http://www.apcp.com.pt/ .
Partilhar
Assine a ACTIVA em formato DIGITAL!