![OS NÚMEROS PARA UM CORAÇÃO SAUDÁVEL](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/10271215OS-N%C3%9AMEROS-PARA-UM-CORA%C3%87%C3%83O-SAUD%C3%81VEL.jpeg)
A fibrilhação auricular é um tipo de arritmia cardíaca em que há movimentos irregulares das aurículas. As arritmias – perturbações do ritmo dos batimentos cardíacos- são uma das principais doenças cardiovasculares, as responsáveis por grande parte das mortes em Portugal.
“Acima dos 40 anos, a fibrilhação auricular atinge cerca de 2,5 por cento da população, mas, em pessoas com mais de 70 anos, a prevalência é de 6,6 por cento”, explica o cardiologista Carlos Morais. “A idade é, por isso, um factor de risco para fibrilhação auricular”.
A fibrilhação auricular, a principal causa de arritmias, está associada a outras morbilidades cardiovasculares, nomeadamente, a hipertensão arterial, e a ocorrência prévia de um evento cerebrovascular como o AVC.
Nas comemorações do Dia Mundial do Ritmo Cardíaco, a Associação Bate, Bate Coração pretende alertar as pessoas para as arritmias, ensinando não só a identificar os sinais de alerta mas também a medir a pulsação.
Para mais informações consulte: www.batebatecoracao.com