Um estudo realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Televive, em Israel, demonstrou que comer um docinho ao pequeno-almoço pode, de facto, ajudar a perder peso! A conclusão deveu-se à observação de um universo de 200 adultos não diabéticos obesos que foram selecionados aleatoriamente para seguir uma de duas dietas baixas em calorias. Cada uma delas apresentava um total de cerca de 1600 calorias para os homens e 1400 para mulheres, mas distribuídas de forma diferente ao longo do dia: uma delas abrangia mais calorias ao pequeno-almoço, (incluindo ‘algo doce’, como um donut); a outra permitia uma refeição maior não de manhã, mas mais tarde no dia (e sem direito a doce).
Conclusão: quem consumiu os carboidratos e as proteínas no pequeno-almoço de 600 calorias tive mais sucesso em seguir à risca a sua dieta do que aqueles que tinham um pequeno-almoço mais reduzido, de apenas 300 calorias e sem doce. E foi o primeiro grupo que perdeu mais quilos no final!
O cientista Daniel Jakubowicz, explica: “o objetivo de uma dieta deve ser não apenas perder peso, mas também diminuir a sensação de fome e o desejo de comer”. Ora, o grupo que ingeriu um pequeno-almoço mais calórico, sentia menos ataques de fome durante o dia, dado que a proteína e os carboidratos ingeridos pela manhã aumentavam a sensação de saciedade, enquanto a sobremesa ajudava a dominar os desejos por doces.
Boas notícias: experimente passar a sobremesa para de manhã, como uma boa forma de não alimentar frustrações por não comer doces durante todo o dia.