Segundo uma equipa de investigadores da Suécia, os rapazes com mais músculo têm tendência a viver mais do que os seus amigos mais ‘fracos’. Mesmo que tenham peso a mais na altura em que são adultos, os músculos mais fortes permitem-lhes viver mais anos.
A equipa sueca conduziu esta pesquisa em mais de um milhão de adolescentes masculinos, todos recrutas do exército, com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos. Estes adolescentes foram acompanhados durante um período de 24 anos e foi-lhes pedido que passassem por um teste muscular que envolvia ‘leg curls’ e ‘arm push ups’. Os cientistas descobriram que aqueles com menos força e pernas e braços fracos tinham maior probabilidade de morrer mais cedo. O relatório também sugeriu que pessoas fisicamente mais fracas podem ser psicologicamente mais vulneráveis. O estudo realçou, contudo, que não era ao crescer músculo com treino excessivo que iriam viver mais.
Os investigadores concluiram que força muscular reflete boa forma em geral. Durante o decorrer do estudo, 26,145 dos homens morreram. A causa principal foi morte acidental, seguida de suicídio, cancro, doença cardíaca e trombose. Um terço das mortes deveu-se a outras causas e os cientistas agruparam-nas para conduzir cálculos.
Os adolescentes que tinham mais força que a média, mostraram ter entre 20 a 30% menos probabilidade de morrer cedo. Também tinham entre 20 a 30% menos probabilidade de morrer devido a suicídio e menos 65%de morrer devido a distúrbios psicológicos, tais como esquizofrenia e depressão. Aqueles que relevaram ter menos força muscular,foram os que provaram ter mais hipóteses de morrer antes de atingir a meia-idade.
Apesar de o efeito de ter pouca massa muscular ser semelhante a outros fatores de risco, como a obesidade e tensão alta, os cientistas ainda assim descobriram haver uma ligação entre morte precoce e força muscular.
Também se revelou que homens magros e gordos são muito parecidos em termos de esperança de vida se tiverem pouca massa muscular, enquanto que os homens com mais massa muscular apresentam melhores probabilidades de viver mais tempo, mesmo que tiverem peso a mais.
Mas os especialistas ressalvam que as descobertas não indicam que treinar excessivamente para criar músculo leva a um aumento da esperança média de vida.