Um estudo, realizado num universo de homens e mulheres, demonstrou que quem come pequenas quantidades ao pequeno-almoço, não compensa ingerindo mais calorias durante o dia. Antes pelo contrário!
Os investigadores do Centro de Nutrição para Investigação Médica de Cambridge deram três tipos de pequenos-almoços a um grupo de 33 homens e mulheres com excesso de peso. O primeiro era uma dose ‘normal’, de 700 calorias. Outro, apresentava os mesmos alimentos, porém em doses 20% menores. O terceiro era o mais pequeno, com quase metade do tamanho. Depois do pequeno-almoço, os pesquisadores anotavam o que este grupo comiam durante o resto do dia.
E os resultados foram surpreendentes; o grupo que comeu menos ao pequeno-almoço foi o que mais reduziu o numero de calorias diárias – por volta de 270 – o que é equivalente a uma barra de chocolate.
Segundo a pesquisadora Susan Jebb, “isto sugere que pequenas reduções no tamanho das porções de alimentos que ingerimos ao pequeno-almoço pode ser uma estratégia útil para controlar o peso.”
A obesidade é um dos mais graves problemas de saúde nos países ocidentais e está associado a sete tipos de cancro, incluindo de mama, intestino e pâncreas. Estas conclusões juntam-se às do World Cancer Research Fund, que lançou uma campanha para incentivar as pessoas a cortar 100 calorias por dia para reduzir suas possibilidades de vir a sofrer de cancro.