O programa “Saúde Mais Próxima”está de portas abertas nos dias 5 e 6 de setembro, no Largo Trindade Coelho, entre as 10h00 e as 18h00, para avaliar a saúde geral, visual e auditiva dos mais novos. Nos próximos meses, vai passar por escolas e freguesias da cidade, promovendo também ações de sensibilização e educação para um crescimento saudável.
Para esta ação, que se realiza na quinta e sexta-feira no largo onde se situa a sede da Santa Casa, estão convidados os filhos dos colaboradores da instituição. Mas qualquer criança ou jovem poderá ser recebida pela equipa composta por enfermeiras e uma nutricionista, desde que esteja acompanhada por um adulto.
A nova estrutura surge do trabalho desenvolvido pelas equipas do ‘Saúde Mais Próxima”’junto de toda a população, nomeadamente em bairros sociais, onde foram encontrando “casos de crianças e jovens muito preocupantes”, explicou Noémia Silveiro, coordenadora do programa.
A Unidade Móvel Juvenil vai chegar também a equipamentos da Santa Casa e estará disponível para ir a escolas, freguesias lisboetas, eventos vários (sempre prevendo as necessárias autorizações por parte dos pais e encarregados de educação), celebrando ainda parcerias com sociedades médicas e outras associações. Fizeram-se já rastreios ao cancro da pele, doenças respiratórias, obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.