Perto de 50% dos músicos profissionais e 20% dos outros profissionais desta indústria, como técnicos de som, apresentam problemas de perda de audição, podendo vir a necessitar de próteses auditivas, alerta o Observatório de Prevenção Auditiva para os Músicos, sediado em Espanha.
Um músico profissional pode passar entre 2 horas e meia e 8 horas por dia com níveis de ruído que superam os 80 decibéis, e que por vezes chegam aos 120, valores considerados muito prejudiciais.
“Os problemas auditivos surgem na sociedade atual cada vez mais precocemente, o que acaba por estar diretamente relacionado com o excesso de uso de auriculares, num volume muito mais elevado que o recomendado, pelas camadas mais jovens ”, observa, em comunicado, Dulce Martins Paiva, Diretora-Geral da GAES – Centros Auditivos em Portugal. Por isso, o alerta não serve apenas para os profissionais da música mas para toda a população, adverte ainda.
Evitar o uso de auriculares com um volume muito alto e durante várias horas por dia é uma das prinicpais medidas de prevenção. O ideal é ouvir música durante cerca de uma hora por dia, a 80 decibéis. Aos profissionais do setor musical são aconselhados exames auditivos regulares.