![187467489.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/10249347187467489.jpg)
Getty Images/iStockphoto
Pode tornar-se na desculpa perfeita para eles, sobretudo agora, que há um estudo sobre o assunto: sair com os amigos pode melhorar a saúde mental masculina, pelo menos segundo uma pesquisa realizada pelo Conselho de Pesquisa Médica da Escócia, que analisou o comportamento de homens escoceses entre os 30 e os 35 anos.
Carol Emslie, um dos responsáveis pela estudo, revelou-se surpreendido com os resultados: "Beber em grupo tem um efeito positivo na saúde mental dos homens. Quando bebem juntos, riem-se e isso faz com que se abram mais sobre as emoções e relaxem."
No entanto, beber em grupo tem desvantagens. O método de cada um pagar uma rodada de bebida faz com que os homens bebam demais, concluem os autores do estudo, "com muitos inquiridos a consumirem quantidades prejudiciais de álcool."
Segundo Emslie, da Universidade Glasgow Caledonian, é necessário manter o equilíbrio entre os aspectos positivos de beber e os perigos do excesso de álcool para a saúde. "É um equilíbrio delicado, porque nós temos um lado problemático com o álcool ", acrescentou.
Beber pode ser uma forma de socializar e criar novas amizades, segundo a mesma fonte: "Precisamos abordar o lado cultural de beber". O especialista deixa ainda um alerta para os efeitos prejudicias do álcool: "Os homens são muito mais propensos a beber muito e morrer de causas relacionadas com o álcool do que as mulheres, especialmente na meia-idade."
O álcool é conhecido pelos efeitos de desinibição que causa em grande parte das pessoas, o que pode ajudar os homens, normalmente mais avessos a expressarem emoções, ajudando-os a socializar e combater a solidão. Mas a bebida deve ser tomada com moderação… e convém que ninguém conduza a seguir.