O Grupo Labco – Quality Diagnostics, líder europeu na área do diagnóstico laboratorial, acaba de baixar o valor do mais avançado teste de diagnóstico Pré-Natal não invasivo, Harmony, em 150€, estando agora disponível por apenas 495€, um valor bastante inferior ao de outros testes similares de ADN.
Com mais de 10.000 testes pré-natal Harmony realizados, o Grupo Labco é o laboratório com maior experiência na realização deste teste. Em parceria com a Labco, os testes realizam-se nos EUA, no laboratório de que a Ariosa Diagnostics dispõe na Califórnia, um dos mais avançados do mundo nesta área.
O teste Harmony pode ser realizado a partir das 10 semanas de gravidez e não apresenta qualquer risco quer para mãe como para o feto. Através da análise de uma amostra de sangue da grávida, e da medição da quantidade relativa de cromossomas 13, 18 e 21 no sangue materno, este teste permite que sejam detetadas as anomalias cromossómicas mais frequentes, como trissomias fetais, entre as quais a Síndrome de Down, assim como saber antecipadamente o sexo do bebé.
Com uma avaliação precisa do risco das trissomias responsáveis pela maioria das anomalias cromossómicas no diagnóstico pré-natal, e com precisão próxima dos 100%, onde a taxa de falsos positivos é muito inferior à conseguida com outros testes, o recurso a este teste evita em muitos casos a necessidade de realização de uma amniocentese, que implica maior risco para o feto.
Dado que é o teste com o maior aval científico internacional, a análise Harmony é a única que conta com o apoio da Fetal Medicine Foundation (Londres, R.U.), a maior referência mundial de medicina materno fetal, dirigida pelo Prof. K. Nicolaides. Os estudos publicados demonstraram que o teste tem taxas de deteção até 99%, com índices de falsos-positivos tão baixos como 0,1% para as trissomias mais frequentes.
O Teste Pré-Natal Harmony encontra-se disponível de segunda a sexta-feira, de norte a sul do país a partir da rede de laboratórios e da rede hospitalar Labco, com os resultados a serem entregues em apenas duas semanas.