dieta mitp.JPG

Comer de tudo um pouco, com muito bom-senso. Esta é a receita cmais tradicional, verdadeira e eficaz para peder e manter o peso e a saúde. Saber exactamente o que funciona e o que que não resulta ajuda a conquistar o peso ideal. Para sempre!

Comer só fruta emagrece

Mentira. Qualquer dieta pouco diversificada está condenada ao fracasso. A pessoa acaba por ficar saturada de comer sempre a mesma coisa e desiste. Ou se conseguir levar a dieta avante, o organismo acabará por ficar carenciado de certos nutrientes. Podem mesmo chegar a manifestarem-se efeitos desagradáveis, como mal-estar, dores de cabeça, mau-humor e tonturas.

Sandes ao almoço enche pouco

Mentira. Se comer um hamburguer cheio de molhos ou um cachorro quente cheio de mostarda e beber um refrigerante estará a consumir ainda mais calorias do que um prato ‘a sério’, comido sentada à mesa, de faca e garfo. Para além disso, corre o risco de ter fome a meio da tarde e desatar a comer coisas que não deve.

Quando se emagrece muito depressa, volta-se a engordar

Verdade. As dietas ‘loucas’ não implicam verdadeiras mudanças de hábitos alimentares. O normal é que quem fez a dieta volte a comer como fazia anteriormente e os quilos voltam a acumular-se. Se o emagrecimento foi muito rápido (e sem a prática de exercício físico) perde-se mais músculo que gordura e fica-se flácida. O ideal é não emagrecer mais do que um quilo por semana.

Mais difícil do que emagrecer, é permanecer magra

Verdade. Quando engordamos, aumenta no nosso organismo a quantidade de gordura nas células armazenadoras. Ao perder peso, essas células esvaziam e o nosso cérebro entende que isso é uma coisa negativa porque a gordura nada mais é do que uma reserva de energia. A tendência natural é que o corpo tente voltar a repôr as reservas perdidas. Para evitar que isso aconteça, devemos comer apenas alimentos pouco calóricos, ricos em nutrientes e em pequenas quantidades, sem saltar refeições. O exercício físico é também indispensável.

As refeições devem ser sempre à base de grelhados com salada

Falso. Qualquer dieta inteligente deve conter hidratos de carbono, a principal fonte de energia do corpo. Isto quer dizer que tem de comer, arroz, massa, batatas e pão, ainda que em quantidades controladas. Vários estudos já provaram que reduzir de forma drástica as quantidades de hidratos de carbono pode provocar queda do rendimento intelectual, cansaço e até depressão. O segredo está em seleccionar os hidratos de carbono certos, que são os complexos, presentes nos alimentos integrais. Os hidratos de carbono complexos liebrtam a sua energia de um modo mais fisiológico, ou seja, são metabolizados mais lentamente, o que mantém os níveis de glicose no sangue estáveis. Os hidratos de carbono refinados (pão branco, biscoitos e arroz branco) e os simples (açúcar e mel) são os que engordam e são responsáveis por um aumento brusco da glicose sanguínea.

Ao fim de algum tempo de dieta perde-se menos peso

Depende. É verdade que o emagrecimento se torna mais lento após perder os primeiros quilos. O organismo considera que está num período de carência e começa a economizar energia. É preciso ajudá-lo a continuar a queimar calorias, comendo de forma inteligente e fazendo ginástica.

As variações de peso fazem mal à saúde

Depende. Emagrecer e engordar três a quatro quilos não é prejudicial para o organismo. No entanto, se as oscilações de peso forem significativas (10 ou mais quilos), o coração, rins e outros órgãos são obrigados a adaptarem-se a um novo tipo físico, o que pode trazer problemas de saúde.

Os medicamentos para emagrecer viciam

Depende. Existem muitos remédios que podem ajudar a emagrecer. Uns tiram o apetite, outros diminuem a absorção de gorduras, mas nenhum faz milagres, funcionando apenas conjugados com uma dieta de baixas calorias. Todos eles devem ser tomados com cuidado pois alguns têm contra-indicações e podem ser perigosos para certas pessoas. Na sua maioria, estes produtos têm propriedades diuréticas ou/e laxantes e podem resultar numa perda excessiva de vitaminas e sais minerais. Existem ainda medicamentos à base de anfetaminas que devem ser totalmente evitados porque, apesar de tirarem a fome, deixam a pessoa muito agitada e ansiosa, podendo ter efeitos nefastos sob o sistema nervoso. Alguns tranquilizantes e antidepressivos são, por vezes, também receitados a quem segue uma dieta de emagrecimento, pois diminuem a ansiedade causada por não poder comer o que se quer. Estes medicamentos só devem ser consumidos se indicados por um médico pois podem de facto causar dependência e outros problemas de saúde.

Se comer alimentos pouco calóricos posso comer até ficar cheia

Depende. Se trocar, por exemplo, um pão com manteiga por tostas com doce sem açúcar, corre o risco de consumir as mesmas ou mais calorias se exagerar na geleia.

Os batidos para emagrecer são uma boa opção

Depende. Se tentar fazer uma dieta exclusivamente baseada em batidos vai incorrer no mesmo erro de tentar perder peso comendo apenas certo tipo de alimentos. Uma boa ideia é substituir apenas uma das refeições por um batido e nas outras optar por pratos leves.

A gordura é hereditária

Depende. A genética, e principalmente os hábitos alimentares da família, são determinantes no peso dos filhos. Por essa razão se vêem tantas famílias em que todos, do pai ao filho mais novo, são fortes. Mas nada impede alguém de fazer uma reeducação alimentar, aprendendo a fazer escolhas mais saudáveis que vão resultar em quilos a menos. Se herdou a forma do corpo da sua mãe, e ela tem uma grande barriga, provavelmente é assim que ficará se engordar. Mas nada a obriga a engordar ou a permanecer com excesso de peso. O facto de os seus pais nunca terem feito exercício físico também não é motivo para se acomodar.

Combinar os alimentos ajuda a emagrecer

Mentira. Uma teoria que esteve em voga nos anos 80 dizia que comer a mesma quantidade de hidratos de carbono e proteínas ajuda a perder peso. Mas isto não é verdade. Não existem comidas que combinadas façam queimar mais calorias. A verdade é que o corpo gasta mais calorias se você ingerir certos alimentos. As gorduras, por exemplo, são mais difíceis de digerir e exigem um esforço maior do organismo. A seguir vêm as proteínas e as fibras, como as carnes vermelhas e o pão integral. Os açúcares e as massas fazem parte do grupo que é digerido mais rapidamente. Por essa razão sentir-se-á mais saciada se optar por alimentos de metabolização mais lenta. Convém porém não abusar, porque são os que engordam mais. Para queimar calorias de forma eficaz é preciso ter uma alimentação variada e em quantidades moderadas. Só assim o organismo terá os nutrientes necessários para funcionar bem.

É impossível perder peso sem exercício físico

Depende. Durante uma dieta, o organismo vai buscar energia aos ‘armazéns’ que são as suas coxas, rabo, barriga ou braços. Pode até conseguir perder bastantes quilos sem actividade física, mas vai ter mais dificuldade em manter-se magra do que alguém que faça ginástica. O exercício diminui a taxa de gordura corporal e aumenta a massa muscular, o que lhe dará um aspecto mais tonificado e elegante.

Nunca se deve comer antes da ginástica

Verdade. É de facto pouco prudente fazer uma refeição pesada antes de ir para o ginásio. Poderá não ter o mesmo rendimento pois sentir-se-á pesada e mole e pode até chegar a sentir-se mal. No entanto, é boa ideia comer qualquer coisa leve, como um iogurte e algumas bolachas de água e sal ou uma peça de fruta, cerca de uma hora antes de ir fazer exercício. Conseguirá assim manter um nível ideal de histamina, uma reserva de energia do organismo que evita enjôos ou tonturas durante o esforço físico. Este hábito também evitará ataques de fome compulsiva à saída do ginásio, quando a vontade de fazer disparates gastronómicos aumenta bastante.

Se não jantar vou emagrecer com facilidade

Depende. O importante não é a que horas come mas sim o que come e em que quantidade. No entanto, o organismo gasta menos calorias à noite porque é um período de repouso. Assim, deve optar, se possuir um excesso de peso ou sobrecarga ponderal, por fazer uma refeição leve ao jantar, como uma sopa ou um copo de leite com uma tosta.

Pesar-me diariamente vai obrigar-me a manter a linha

Mentira. Quando começar a fazer dieta pese-se apenas uma vez por semana. O subir constantemente para a balança pode ser desmoralizante e levar até a que desista por ver que não emagrece tão rapidamente como gostaria. Se pretende apenas manter o seu peso actual, basta pesar-se uma vez por mês.



Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Ana Moura na ModaLisboa “Vim muito bem acompanhada pela Emília”

Ana Moura na ModaLisboa “Vim muito bem acompanhada pela Emília”

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Há uma nova imagem do rei Carlos III

Há uma nova imagem do rei Carlos III

Charlene surpreende no Baile da Rosa com

Charlene surpreende no Baile da Rosa com "jumpsuit" cintilante e novo corte de cabelo

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Em “Cacau”: Regina salva Cacau depois de Sal a raptar

Em “Cacau”: Regina salva Cacau depois de Sal a raptar

Juan Vicente Piqueras, Caçador de instantes

Juan Vicente Piqueras, Caçador de instantes

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

Uma estrela está prestes a explodir e o fenómeno será visível a olho nu da Terra

Uma estrela está prestes a explodir e o fenómeno será visível a olho nu da Terra

Israel lançou um programa de reconhecimento facial na Faixa de Gaza

Israel lançou um programa de reconhecimento facial na Faixa de Gaza

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Ano de 2023 foi o segundo mais quente de sempre em Portugal

Ano de 2023 foi o segundo mais quente de sempre em Portugal

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Bernardo Sousa e Bruna Gomes casaram em segredo na Madeira: todos os detalhes da boda

Bernardo Sousa e Bruna Gomes casaram em segredo na Madeira: todos os detalhes da boda

Coelhinho guardador de doces

Coelhinho guardador de doces

TVI propôs outro programa das manhãs a Maria Botelho Moniz

TVI propôs outro programa das manhãs a Maria Botelho Moniz

A próxima missão para a Inteligência Artificial? Fazer cerveja

A próxima missão para a Inteligência Artificial? Fazer cerveja

Passatempo

Passatempo "O 25 de abril visto por ti"

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

OE2024: Receita do IMT afunda 15,7% nos dois primeiros meses do ano

OE2024: Receita do IMT afunda 15,7% nos dois primeiros meses do ano

Mais de 20% das empresas acha que preconceitos da IA são entrave. IBM quer resolver o problema

Mais de 20% das empresas acha que preconceitos da IA são entrave. IBM quer resolver o problema

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

Quem quer ser milionário?

Quem quer ser milionário?

Como adicionar uma segunda mala ao seu carro?

Como adicionar uma segunda mala ao seu carro?

Chega apresenta Maria Manuela Tender como candidata a presidente da Assembleia da República

Chega apresenta Maria Manuela Tender como candidata a presidente da Assembleia da República

Recorde os visuais das mulheres Grimaldi no Baile da Rosa

Recorde os visuais das mulheres Grimaldi no Baile da Rosa

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Com falta de ideias para a sua sala?

Com falta de ideias para a sua sala?

Hella Jongerius cede ao Vitra Design Museum o seu vasto arquivo

Hella Jongerius cede ao Vitra Design Museum o seu vasto arquivo

Edição especial: Eames Lounge Chair

Edição especial: Eames Lounge Chair

Especialistas vão começar a desenhar recomendações para a 'long covid'

Especialistas vão começar a desenhar recomendações para a 'long covid'

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

Rainha Maxima adiciona aranhas ao seu visual

Rainha Maxima adiciona aranhas ao seu visual

Doces da Páscoa.

Doces da Páscoa. "Um dia não são dias" ou há um perigo real em comer de uma só vez um pacote de amêndoas ou um ovo dos grandes?

JL 1395

JL 1395

IPMA espera neve na Madeira na Páscoa devido à depressão Nelson

IPMA espera neve na Madeira na Páscoa devido à depressão Nelson

Agenda 25 de Abril: O que há para ver, ouvir e fazer, de Norte a Sul

Agenda 25 de Abril: O que há para ver, ouvir e fazer, de Norte a Sul

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites