A jornalista freelancer, Esther Honig, realizou um projeto fotográfico chamado ‘Before & After’, que explora os padrões de beleza presentes em cada país. Honig enviou uma fotografia sua, sem qualquer tipo de edição, para 40 profissionais de Photoshop espalhados pelo mundo e pediu-lhes que transformassem a fotografia de acordo com os ideais de beleza do seu país. Segundo o site do projecto, o seu único pedido foi: “façam-me bonita.”
Quando confrontados com estereótipos de beleza, temos em mente um certo conjunto de características, no entanto, estas variam conforme a cultura na qual estamos inseridos. Hoje em dia falamos muito na sinergia de ideais e conceitos com o advento da globalização, no entanto, ao observarmos as fotografias que compõem este projeto, percebemos que, apesar de tudo, ainda somos todos bastante diferentes. Desde maquilhagens exuberantes, à alteração da cor dos olhos e da pele, as diferenças são notórias.
Técnicas à parte, até porque, sejamos francos, algumas imagens não parecem ter sido editadas por verdadeiros profissionais de Photoshop, o resultado é bastante elucidativo. Podemos falar sobre contrastes culturais, mas como se costuma dizer: “uma imagem vale mais que mil palavras”. Neste caso 22 imagens, pelo menos até ao momento.
O projecto “Before & After” está disponível para consulta em: www.estherhonig.com/#!before–after-/cvkn