A verdade é que já todas ouvimos o “não se deve arrancar um cabelo branco que nascem mais 7” ou “usar o mesmo champô durante muito tempo faz mal ao cabelo”, e o que não sabemos é se realmente há veracidade nestas afirmações. Para tal, fomos esclarecer a fidelidade das ideias mais comuns sobre o tema:
Mito 1: As sobrancelhas devem ser sempre da cor do cabelo.
Realidade: Este é um mito semi-falso, porque com base nas tendências atuais (segundo a colorista das celebridades, Kim Vo) as sobrancelhas devem estar mais escuras que a cor do cabelo. Não convém é ser mais que 2 tons acima da cor (ou seja, mais escuro) que a cor do cabelo que se tenha no momento.
Mito 2: O cabelo cresce mais rápido se cortar com frequência.
Realidade: Falso! De acordo com o dermatologista Doris Day, são os folículos do nosso coro cabeludo que determinam o processo de crescimento do cabelo. Contudo, cortar o cabelo frequentemente dá a aparência de que este está mais longo e mais espesso. Isto porque ao cortar, estamos a livrar-nos das pontas duplas e é evidente que o cabelo ficará mais saudável, segundo Kat Vo.
Mito 3: O aparecimento de cabelos brancos é sinónimo de stress.
Realidade: Novamente falso! O Dr. Doris esclarece que o stresse pode acelerar o envelhecimento, mas os cabelos grisalhos são provocados pelos melanócitos (células que produzem melanina responsável pela cor do cabelo), que portanto deixam de produzir cor. Embora muita gente pense que o envelhecimento seja provocado pelo stresse, o especialista explica que na verdade é determinado pela genética.
Mito 4: Se arrancar um cabelo branco ‘vêm mais 7 ao funeral’.
Realidade: São “destaques da mãe natureza” segundo Kat, e não, arrancá-los não irá fazer crescer mais cabelos bancos! No entanto, de acordo com o programa Today, arrancar cabelos brancos pode deixar cicatrizes que levam ao desgaste ou manchas de perda de cabelo. Posto isto, a melhor opção é evitar arrancá-los todos de uma vez.
Mito 5: Escovar o cabelo inúmeras vezes ao dia é importante para a saúde do cabelo.
Realidade: Mika Fowler (hairstylist de celebridades), disse ao Today que, inúmeras vezes é desnecessário. Pode e deve escovar sim, mas o suficiente para que os óleos que estão a ser produzidos se distribuam por todo o cabelo – isso sim é importante.
Dr. Day acrescenta ainda que a escovagem excessiva do cabelo pode criar atritos, pode partir e tornar o cabelo crespo. Devemos escovar o cabelo suavemente e, quando é necessário, usar um pente de dentes largos ou uma escova com cerdas macias para desembaraçar o cabelo sem puxar. Para além disso, também aconselha uma massagem capilar para uma experiência um pouco mais terapêutica.
Mito 6: Se usar o mesmo champô muito tempo seguido ele deixa de fazer efeito.
Realidade: 100% mito! Pois é, o champô pode usar o que quiser, durante o tempo que pretender porque jamais deixará de fazer efeito. No entanto, se fez uma recente mudança de cor de cabelo pode querer experimentar um champô que se adeque mais para a nova cor escolhida (um champô para cabelos pintados).
Mito 7: Se tem tendência para cabelo oleoso não deve utilizar condicionador.
Realidade: Falso, falso e falso! “O cabelo oleoso não é causado pelo condicionador de maneira alguma, mas naturalmente causado pelo excesso de sebo produzido a partir dos tecidos do couro cabeludo”, explica o doutor. O amaciador deve ser colocado somente do meio do cabelo até às pontas, esclarece Kat.
Mito 8: O sol é a melhor fonte de aclarar o cabelo.
Realidade: Claro que o sol aclara os fios, mas não é de todo a forma mais indicada, muito menos a mais saudável para o fazer. O sol é fonte de vitamina, verdade, mas queima o couro cabeludo e seca o cabelo de forma agressiva- diz-nos Fowler.
Outra especialista na área ainda reforça que se queremos um eventual aclaramento dos fios, devemos optar por um creme sem amoníaco que produz esse efeito sem causar danos.