A rotina de beleza é uma espécie de segunda natureza para muitas mulheres e, por isso mesmo, não há quem não dedique muito tempo a pensar no impacto que este ritual diário tem no meio ambiente.
A verdade é que a sustentabilidade não se resume só a conceitos como “vegano” e “cruety free”; é uma palavra que abrange todo o tipo de assuntos e há muitas maneiras de se envolver e fazer a diferença. Graças a uma maior conscientização, os consumidores estão a exigir produtos de beleza mais limpos e embalados de forma sustentável, o que levou a indústria da beleza está a acordar para esta questão.
Se quer começar a agir no sentido de tornar a sua rotina de beleza mais sustentável e ecologicamente correta, aqui ficam algumas sugestões:
Antes de comprar
A quantidade não é tudo
“Quantas embalagens de champô, amaciador, leave-in, óleo e sabonete tem na casa de banho? Quantos não passam de prazo e vão parar ao lixo sem uso?”, questiona Marcela Rodrigues, autora do site A Naturalissíma. Antes de consumir de forma consciente, é preciso comprar de forma consciente.
A influencer diz que uma boa forma de começar é adquirir um produto novo só quando aquele que usa habitualmente estiver a chegar ao fim. Outra sugestão é fazer a seguinte pergunta a si mesma: “Preciso mesmo disto agora?”
Pesquise nos sites das marcas
Não faça compras sem ter uma lista e, mais importante ainda, faça o ‘trabalho de casa’ antes de elaborar uma. As marcas tendem a deixar claro nos sites oficiais se adotam práticas sustentáveis. Caso não encontre nenhuma informação, pode sempre consultar as páginas das organizações PETA e Cruelty Free International para saber se fazem testes em animais e descobrir um pouco mais sobre a origem e destino final de embalagens e ingredientes.
Depois de usar
O produto já acabou? Nada de descartar as embalagens de qualquer maneira – e contribuir para a deterioração do meio ambiente. Com um pouco de criatividade, é possível evitar o lixo, deixar a casa mais bonita e até mesmo economizar na compra de alguns artigos de decoração. Aliás, é nisto que consiste o “upcycling”: dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, com criatividade e qualidade igual ou até melhor que a do produto original.
Aqui ficam algumas ideias:
- Os recipientes de bálsamos labiais têm o tamanho ideal para acomodar anéis e brincos pequenos;
- Potes de vidro com a boca larga podem servir como excelentes vasos para plantas suculentas e até mesmo como um suporte para pincéis ou outros produtos de maquilhagem;
- Em vez de vasos transparentes, utilize frascos de perfumes antigos para colocar uma flor solitária ou um pequeno punhado. Pronto! Já tem um elemento decorativo para o toucador ou um novo centro de mesa.