Os meses mais frios trazem sempre alguns dilemas de beleza, e os lábios secos estão no topo da lista.
Nesta altura do ano, tendemos a ter sempre um bálsamo à mão e a usá-lo frequentemente, contudo, apesar das promessas milagrosas desses produtos, nem sempre vemos os resultados pretendidos. Aliás, alguns deles parecem piorar a situação e exacerbar o ressecamento. Mas porquê?
A resposta está nos ingredientes. “Os bálsamos com humectantes, tais como o ácido hialurónico e a glicerina, deixam os lábios piores,” diz a dermatologista Leslie Baumann ao site TheZoeReport. “Estes ingredientes tiram a hidratação da pele, especialmente num ambiente seco, e depois a água evapora-se“.
Isto pode parecer confuso, porque aplicamos regularmente estes ingredientes no rosto para mantê-lo bem hidratado. O que acontece é que os humectantes precisam de ser equilibrados com ingredientes oclusivos para fazerem a sua magia. A lista de agentes oclusivos inclui a cera de abelha, manteiga de karité e vários óleos, que criam uma barreira para evitar a perda de humidade para a atmosfera. “Os humectantes agarram-se à água, e os oclusivos impedem que esta se evapore”, acrescenta a especialista.
Sem agentes oclusivos, a humidade que os humectantes ‘agarram’ desaparece da superfície da pele, deixando os lábios ainda mais secos do que estavam. No entanto, isto não significa que deva evitar bálsamos com humectantes; o truque consiste simplesmente em procurar (também) ingredientes que sejam agentes oclusivos na lista.
Percorra a galeria e conheça algumas das nossas sugestões.