A limpeza dupla da pele deixou de ser o segredo mais bem guardado das super fãs de skincare e transformou-se num passo fundamental da rotina de muitas mulheres. Mas, afinal, do que se trata? Por que motivo devemos adicioná-la aos nossos cuidados diários? E será mesmo ideal para todos?
Continue a ler para descobrir as respostas.
O que é?
A limpeza dupla é uma técnica que se tornou bastante popular no Japão e na Coreia do Sul antes de chegar ao resto do mundo, e envolve usar dois tipos diferentes de produtos de limpeza – um logo a seguir ao outro. Qual é a vantagem? Pense na sua pele como uma tela em branco. Da mesma forma que precisa de uma tela em branco para dar início a um trabalho de arte, também precisa de uma pele bem limpa para que haja uma melhor penetração cutânea dos ingredientes ativos dos restantes produtos da sua rotina.
É comum que se faça a limpeza dupla à noite. Mas esta técnica também pode ser adotada nas manhãs, especialmente se a pele produzir muita oleosidade. Escolha uma frequência que se adapte ao seu estilo de vida e tente segui-la diariamente, de modo a obter os melhores resultados.
Como funciona?
Primeiro, usa-se um produto de limpeza à base de óleo ou água micelar para remover a maquilhagem, oleosidade e impurezas acumuladas. O passo seguinte consiste em usar um produto de limpeza à base de água, que vai limpar em profundidade e ajudar a desobstruir os poros.
É indicada para todos?
A limpeza dupla não é uma necessidade, mas beneficia certos tipos de pele. Por exemplo, no caso das pessoas com pele oleosa, apostar em duas fórmulas leves tende a ser uma forma melhor de combater a oleosidade excessiva do que usar uma fórmula forte, que pode ressecar muito a pele. Os indivíduos com pele acneica também podem usar este método para remover uma fonte de bactérias, que pode levar ao aparecimento de erupções cutâneas. Por fim, esta técnica também pode ser útil para quem usa muita maquilhagem.
Dica: se tem pele acneica ou tende a notar oleosidade excessiva até ao meio-dia, então a limpeza dupla é para si. Se não nota oleosidade excessiva até ao final do dia ou se a sua pele até fica mais seca, este passo não será necessário, a não ser que se maquilhe muito.