No que diz respeito a manter o cabelo saudável, é importante termos consciência de que os cuidados começam no momento do banho, durante a lavagem, o que fará com que os restantes tratamentos tenham melhores resultados. Ou não.
Como lavar o cabelo é relativamente simples, muitas vezes, agimos de uma forma quase mecânica e não prestamos atenção a pequenos gestos que podem ser prejudiciais. Por isso mesmo, partilhamos algumas dicas que fazem uma diferença positiva, ajudando a diminuir a oleosidade, a caspa e até a quebra dos fios. Além de garantirem brilho e maciez, deixando-os ainda mais bonitos. Conheça-as:
Dilua o champô
O champô tem um pH alto e pode ressecar o cabelo quando é aplicado diretamente nos fios. Coloque uma parte de champô e duas de água num recipiente e aplique a mistura na raiz – nunca no comprimento. A espuma que escorre para as pontas já é suficiente para efetuar a limpeza.
Mergulhe as pontas num recipiente com produto
Quem tem o cabelo oleoso ou misto sabe que a aplicação de amaciadores e máscaras deve ser feita a partir do meio do comprimento, e nunca na raiz. Ter um recipiente à mão pode facilitar o processo: coloque o equivalente a um ou dois dedos do produto e mergulhe as pontas do cabelo na embalagem. Assim, o hidratante passará longe do couro cabeludo e os fios não ficarão com uma aparência pesada.
“Enluve” os fios com a máscara
A forma como aplica a máscara pode fazer com que o produto penetre melhor e deixe o cabelo mais hidratado. Assim sendo, é uma boa ideia apostar na técnica do enluvamento. Divida o cabelo em várias partes e aplique a máscara, apertando e largando os fios de cima para baixo. Repita duas ou três vezes em cada secção.
Desembarace o cabelo com amaciador
Nada de deixar o este passo para depois do duche. Quando os estão húmidos e sem produto, eles podem partir-se. A solução? Ainda no banho, aplique uma máscara para dar lubrificação ao cabelo e *só depois* tire os nós. Isto facilita (e muito) a tarefa e ainda garante a saúde capilar.
Finalize com água fria
A água quente dilata a fibra capilar, fazendo com que o cabelo perca água e fique com frizz, além de estimular as glândulas sebáceas a produzir mais sebo. A água fria faz justamente o contrário: ela fecha as escamas e preserva a hidratação dentro do cabelo. Finalizar com água fria também garante mais brilho aos fios.