Daniel Rufino, hairstylist brasileiro há muito radicado em Portugal, criou o “loiro praiano”, uma técnica de coloração “criada a pensar na mulher portuguesa, que tem características especiais.”
Por um lado, segundo Daniel Rufino “Portugal é um país litoral, com muito acesso à praia e as pessoas andam mais descontraídas, mesmo em ambientes formais”, razão pela qual se usa mais o cabelo natural, fácil de organizar. Por outro lado, o dia a dia de uma mulher é cada vez mais acelerado, preenchido e no meio desta correria exigente, é preciso que o cabelo tenha um ar natural e não exija muitos cuidados.
Assim, para facilitar a vida à mulher portuguesa, e aproveitando o facto de estarmos num país litoral, o hairstylist brasileiro criou a técnica “loiro praiano” ou “Sun Salt Blond”. Contudo, Daniel Rufino salienta que “o foco não é o cabelo loiro, mas sim cabelo saudável”, reforça.
O cabelo ideal para a mulher ativa
Segundo a explicação de Daniel Rufino, “o loiro praiano tem contrastes, detalhes, desenhos do sol”. A par disso, “é um cabelo que não necessita de muita manutenção, basta ir duas a três vezes por ano ao salão para cuidar”, explica. Esta pode ser uma grande vantagem face aos tempo de crise que o país atravessa.
Outro aspeto positivo é que é uma técnica inofensiva para o cabelo, realizada com produtos de elevada qualidade: “são produtos muito seguros, com o objetivo de manter o cabelo saudável. O pó descolorante é suave e a coloração hipoalergénica.”, acrescenta Daniel Rufino.
Quanto aos produtos de nutrição capilar, o hairstylist relembra são os mais avançados do mercado, com nanotecnologia, para que a sua absorção se verifique na totalidade, promovendo uma imediata e visível recuperação do cabelo»”, explica.
Outra das mais-valias que disponibiza no seu salão [Via Contrária, em Carnaxide] é o Micro Mist, um equipamento inovador que, além de hidratar, trata os cabelos danificados à base de ozonoterapia. Nesta altura em que o frio começa a instalar-se, Daniel Rufino lembra que é preciso ter especial atenção ao cabelo..
Dicas simples do hairstylist Daniel Rufino
– Se ainda não cortou as pontas estragadas pelo sol durante o verão, trate de o fazer.
– Use um bom óleo nutritivo todos os dias. Não importa o momento, óleo é para usar e abusar.
– Uma vez que o cabelo precisa de um protetor térmico e solar, escolha a marca que prefere, de preferência em formato leave-in. Este produto é para ser usado após a lavagem do cabelo, antes de secar com secador ou ao natural.
– Evitar o excesso de ferramentas quentes no cabelo, como secador ou BabyLiss. Caso faça uso, reduza a temperatura, para não danificar o cabelo.
A par da atividade de hairstylist, Daniel Rufino é visagista, especialista em recuperação capilar e ainda formador, não apenas em Portugal, mas também no Brasil, no Curso de Estética Capilar e Visagismo.