Foto: Getty

A tradução literal da palavra tem a ver com ‘levantar’, mas em cosmética, o lifting abarca geralmente tudo o que tem a ver com rejuvenescimento: eliminar rugas, restaurar volumes perdidos, corrigir a flacidez. E se tudo isto é comum para o rosto, o corpo fica muitas vezes fora deste combate. Mas ele também envelhece e também merece manter uma aparência jovem. Para isso, há que ser vigilante com a alimentação, o movimento, a postura e os cuidados com a pele. A partir dos 45-50 anos, com a aproximação ou instalação da menopausa, o apoio de um nutricionista pode ajudar a evitar o aumento de peso; exercícios de resistência evitarão a perda de massa muscular; o yoga ou Pilates farão milagres pela sua postura e flexibilidade; e a nível cosmético, a troca do simples hidratante corporal básico por um produto com uma fórmula antienvelhecimento, adelgaçante e/ou refirmante, bem como uma boa esfoliação semanal, ajudarão a manter a pele firme, bonita, luminosa e com uma textura uniforme. E se há algo que tem vontade de corrigir, há várias coisas que pode fazer para rejuvenescer o corpo e a silhueta, mesmo sem recorrer à alternativa cirúrgica.

Decote

Nesta zona, que faz a ligação entre o pescoço e os seios, a pele é fina e delicada, produzindo poucos elementos nutritivos e protetores. É por isso uma pele que enruga facilmente e tende a ficar manchada pela exposição ao sol. Na UP Clinic são usadas diversas técnicas, por vezes combinadas entre si, consoante o caso. Se a pele está ‘quebrada’ e predominam rugas verticais ou alterações da pigmentação, o laser e peelings médios serão as opções principais. Quando se trata de desidratação, com rugas pouco marcadas, os fatores de crescimento plasmáticos e os bioestimuladores são as técnicas de eleição. Quando há, sobretudo, falta de tonicidade, as vitaminas, antioxidantes e reparadores celulares, associados à terapia de indução de colagénio com microneedling, será a estratégia mais válida.
Todas estas técnicas são bem toleradas e demoram cerca de 30 minutos a realizar.
A remanescência dos resultados depende da situação clínica a tratar e respetiva gravidade, e ainda do processo de envelhecimento de cada pessoa. De uma forma geral, a clínica faz um follow up dos protocolos para o decote a cada 8-10 meses, incutindo sempre a dimensão preventiva do envelhecimento.
Informações em upclinic.pt.

Braços

Segundo os cirurgiões plásticos Nuno Maria e Nuno Fradinho, da My Moment Clínica Médica e Estética, a região dos braços é difícil de tratar porque é uma zona onde a derme (a camada por baixo da epiderme e que funciona como o ‘andaime’ da pele) é muito fina. O impacto dos tratamentos não invasivos é limitado, porque estes se baseiam na retração que a pele terá – e a retração é sempre tanto menos efetiva quanto mais fina for a derme. Mas em casos em que a flacidez da pele dos braços ainda não é muito acentuada e não há uma grande quantidade de gordura abaixo da pele, os tratamentos não invasivos com radiofrequência ou ultrassons podem ter resultados visíveis.
A clínica sugere o Exilis, que combina a aplicação simultânea de radiofrequência e ultrassons de alta-frequência. Este tratamento atua através do aquecimento dos tecidos de forma controlada (38º a 42ºC), promovendo a remodelação das fibras de colagénio existentes e a deposição de novas fibras de colagénio e elastina, dando estrutura e densidade à pele, com consequente remodelação. Durante o procedimento há uma sensação de aquecimento da pele, mas sem dor ou desconforto, e após o tratamento a pele pode ficar ligeiramente rosada, normalizando rapidamente.
São recomendadas pelo menos 5 sessões, com espaçamento de 15 dias entre elas, e os resultados vão-se consolidando até três meses após o tratamento final.
Informações em mymoment.pt e por e-mail info@mymoment.pt.

Cintura

Mesmo que não haja um aumento de peso significativo, esta zona tende a alargar e a acumular gordura com a idade, sobretudo a partir da menopausa, o que dá a todo o corpo um ar mais ‘pesado’.
Para afinar a zona da cintura, a Clínica de Nutrição de Lisboa e a Clínica de Nutrição do Porto recomendam o Coolsculpting Elite (a nova geração deste aparelho icónico), que permite eliminar gordura de forma não invasiva e definitiva. O tratamento incide especificamente sobre as células de gordura (adipócitos) e provoca a sua inflamação através do frio (um processo chamado criolipólise), promovendo a sua eliminação controlada ao longo das semanas seguintes.
Na maioria dos casos é necessário apenas 1 sessão, de 35 a 75 minutos conforme a extensão da zona a tratar, podendo ser necessárias 2 sessões se houver uma grande quantidade de gordura acumulada.
Os resultados não são imediatos porque o corpo precisa de tempo para eliminar os adipócitos, mas vão começando a notar-se semana após semana, atingindo o resultado máximo ao fim de 2 a 3 meses.
Informações em nutricionista.com.

Nádegas

Para levantar a zona das nádegas e melhorar, ao mesmo tempo, os relevos à superfície da pele típicos da celulite, a Clínica Liberty propõe o plano Bum Bum Lift, com a colocação de fios revitalizantes. Os fios, entre 80 e 120, são inseridos na pele com a ajuda de cânulas muito finas.
Em alternativa, a clínica tem também o tratamento Sculptra, que consiste na injeção de ácido polilático nos glúteos, para estimular a produção natural de colagénio da pele, permitindo a densificação, uniformização, lifting e um volume extra nas nádegas.
Ambos os tratamentos são feitos por um médico, sem anestesia geral, e demoram entre 30 a 60 minutos a realizar, bastando uma sessão para os fios. Para o Sculptra são necessárias 1 ou 2 sessões, espaçadas 3 a 4 semanas entre si. Os resultados finais veem-se ao fim de um mês e mantêm-se durante 1 a 2 anos.
Informações em Clínica Liberty.

Coxas

Se os relevos da pele nesta zona ‘desaparecem’ quando a puxa para cima com a palma da mão, o mais certo é que se trate sobretudo de flacidez e não tanto de celulite.
Para estes casos, a Well’s recomenda o tratamento BodyShape Deep Firm, que combina radiofrequência, mesoterapia não invasiva e eletroestimulação muscular (ginástica passiva), num protocolo de tripla ação que atua a nível da firmeza, tónus muscular e celulite. Cada sessão tem a duração de 40 minutos e é recomendado um plano de 10 sessões, realizadas 1 a 2 vezes por semana. Os resultados começam a ser visíveis ao fim das primeiras sessões e vão-se intensificando ao longo dos tratamentos.
Informações em wells.pt.

Para quem prefere uma abordagem exclusivamente manual, a BodyConcept propõe várias massagens modulantes e anticelulite feitas com movimentos fortes e profundos (a chamada ‘deep tissue massage’) que permitem atuar diretamente nos nódulos de gordura, desfazendo-os, conseguindo uma boa modulação corporal e benefícios a nível da drenagem linfática, melhorando todo o metabolismo da região. Para devolver a firmeza e vitalidade à pele, é recomendada a massagem refirmante, que tem como objetivo ativar os mecanismos naturais do corpo para incrementar a produção de colagénio e elastina, ajudando a retardar assim o processo de envelhecimento e a instalação da flacidez.
As massagens têm a duração de 45 minutos. O seu número e periodicidade será recomendado em função das necessidades específicas de cada cliente, após uma avaliação morfológica.
Os resultados são visíveis e sentidos desde a primeira sessão, intensificando-se com as sessões seguintes. A sua remanescência dependerá do estilo de vida.
Informações em bodyconcept.pt.

Joelhos

Dizem que as pernas são a última coisa a envelhecer (e a verdade é que a mítica atriz Marlene Dietrich ainda as tinha fantásticas aos 80 anos), mas os joelhos são outra história… Às vezes as pernas até são esbeltas e bem torneadas, mas os joelhos têm uma ‘bolsa’ de gordura acumulada que parece resistir a todas as dietas e exercícios. E com a idade, e uma certa flacidez (muito agravada pela exposição solar), a pele começa a enrugar-se, dando às pernas um ar envelhecido.
Para quem ainda não quer fazer uma lipoaspiração clássica, a UP Clinic sugere os tratamentos Bodytite e Morpheus, minimamente invasivos, que podem ser combinados. O primeiro (usando um manípulo especial para esta zona) consiste numa radiofrequência assistida por lipólise (RFAL) e remove a gordura em excesso; o segundo aplica a radiofrequência na subderme, melhorando a qualidade da pele e diminuindo as rugas.
Cada sessão demora entre 30 minutos e 1 hora, e os resultados começam a ser visíveis ao fim de 15 dias, consolidando-se passados 3 meses.
Se o problema é apenas gordura acumulada e não há rugas visíveis, a clínica recomenda o Coolsculpting, que reduz a gordura localizada através de criolipólise, com destruição dos adipócitos por congelamento.
O tratamento demora cerca de 1 hora e os resultados máximos são alcançados ao fim de aproximadamente 3 meses.
Informações em upclinic.pt. 

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Cristina Ferreira mostra-se cúmplice de João Monteiro no Rio de Janeiro

Cristina Ferreira mostra-se cúmplice de João Monteiro no Rio de Janeiro

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

Liga dos Bombeiros defende que Governo devia acabar com agência de fogos rurais

Liga dos Bombeiros defende que Governo devia acabar com agência de fogos rurais

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

Desconvocada greve dos enfermeiros dos setores privado e social

Desconvocada greve dos enfermeiros dos setores privado e social

50 anos do 25 de Abril: 14 livros com vista para a liberdade

50 anos do 25 de Abril: 14 livros com vista para a liberdade

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Limpeza de faixas permite manter abastecimento de energia sem falhas

Limpeza de faixas permite manter abastecimento de energia sem falhas

Sony Bravia traz o cinema para casa com novos televisores e barras de som

Sony Bravia traz o cinema para casa com novos televisores e barras de som

Na Culturgest, Tiago Rodrigues conta-nos histórias de quem presta ajuda humanitária na guerra

Na Culturgest, Tiago Rodrigues conta-nos histórias de quem presta ajuda humanitária na guerra

Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias (com vídeo)

Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias (com vídeo)

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

O reencontro de estilo de Letizia e Máxima, em Amesterdão

O reencontro de estilo de Letizia e Máxima, em Amesterdão

Philippe e Mathilde da Bélgica oferecem jantar de gala aos grão-duques Henri e Maria Teresa do Luxemburgo

Philippe e Mathilde da Bélgica oferecem jantar de gala aos grão-duques Henri e Maria Teresa do Luxemburgo

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Xiaomi 14: Desempenho de topo

Xiaomi 14: Desempenho de topo

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

As melhores imagens da equipa PRIO - Exame Informática - Peugeot no Eco Rally Portugal

As melhores imagens da equipa PRIO - Exame Informática - Peugeot no Eco Rally Portugal

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Tesla introduz Model Y Long Range Tração traseira em Portugal

Tesla introduz Model Y Long Range Tração traseira em Portugal

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à "enorme carência"

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

A tua VISÃO Júnior de abril vale um bilhete para a Jumpyard!

A tua VISÃO Júnior de abril vale um bilhete para a Jumpyard!

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1624

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1624

Sony Bravia traz o cinema para casa com novos televisores e barras de som

Sony Bravia traz o cinema para casa com novos televisores e barras de som

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

O que é o

O que é o "Slashing", a nova tendência do mercado de trabalho

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Há novas imagens do casamento de Dânia Neto com Luís Matos Cunha

Há novas imagens do casamento de Dânia Neto com Luís Matos Cunha

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites