Elle MacPherson faz hoje 59 anos e continua a ser merecidamente apelidada de “O corpo”. Com uma figura invejável, a dieta e estilo de vida da antiga supermodelo australiana despertam muita curiosidade e nós conseguimos descortinar alguns dos seus hábitos, através do seu nutricionista, Mark Hyman. É ele o detentor dos segredos da eterna juventude de Elle MacPherson e a base dos mesmos passa pelos hábitos diários que ativam o potencial individual de longevidade.
Alimentação
O primeiro hábito passa pela alimentação. Eliminar os alimentos processados deve ser a prioridade para que alguns níveis, que são ótimos indicadores do nosso envelhecimento, se mantenham nos valores ideais. Este níveis podem ser percebidos através de análises regulares e, segundo Mark Hyman, os principais a ter em conta são: a insulina, a proteína mTOR, a enzima AMPK e as sirtuínas, enzimas que regulam o ritmo a que envelhecemos.
Sono
O segundo hábito passa pela qualidade do sono. Isto porque, não dormir bem tem como consequências o envelhecimento prematuro, a pobre absorção de nutrientes, inflamação do organismo e danos nas vias mitocondrial e hormonal. Por isso mesmo, Mark Hyman recomenda dormir oito horas por dia e ter uma rotina do sono estabelecida, onde os ecrãs de telemóvel, tablet, computador ou televisão não entram.
Treino
Segundo o nutricionista das estrelas, os objetivos de um treino que visa a longevidade devem ser a preservação e construção do músculo, e a otimização da função muscular. Para isso, aconselha a fazer treino de força três vezes por semana, podendo ser musculação ou exercícios que usem o peso do próprio corpo.
Gestão do stress
Tal como Mark Hyman sublinha, “o stress crónico cria um risco aumentado de doença crónica”, pelo que é fundamental encontrar estratégias para o gerir. Praticar ioga, fazer meditações guiadas, escrever o que sente e conversar abertamente e com regularidade com quem se sente confortável são técnicas recomendadas pelo nutricionista de Elle MacPherson.
Além de seguir estes conselhos, a antiga supermodelo também toma suplementos da sua própria marca de beleza, a Welleco. O colagénio, por exemplo é um dos preferidos. Além disso, Elle admite que “ultimamente, tenho aprendido que o bem-estar é a nova beleza, que a saúde é a nova riqueza, que ser gentil é o novo cool e que a paz interior é o novo sucesso”.