Criar produtos de cuidado pessoal reutilizáveis, práticos e agradáveis de usar, para substituir os descartáveis que estão a dar cabo do planeta, é a missão da marca dinamarquesa LastObject. E a verdade é que conseguiram o que se propunham: proporcionar uma experiência e sensações de utilização semelhantes às que temos com os descartáveis, mas em versões mais ecológicas porque podem limpos e reutilizados vezes sem conta, e são feitos em materiais sustentáveis.
Começaram com alternativas aos cotonetes (LastSwab, em versão original, para maquilhagem e para bebé, cada um equivalente a mais de 1000 descartáveis), a que se seguiram os discos desmaquilhantes LastRound (em caixas com 7 que livram o planeta de mais de 1750 discos de usar e deitar fora), lenços de ‘papel’ LastTissue (uma caixa com 6, laváveis na máquina, equivale a mais de 3100 lenços descartáveis) e mais recentemente os pensos higiénicos LastPad (equivalente a cerca de 240 descartáveis e perfeitos para dias de fluxo menos intenso).
Porque decidiram criar a marca?
Queríamos criar algo que fizesse mesmo diferença para o ambiente e a LastObject foi a forma que encontrámos para criar alternativas sustentáveis a produtos descartáveis. Como há tantas pessoas no mundo a usar produtos descartáveis todos os dias, o impacto Ambiental desses produtos é imenso. Cada vez que um deles é produzido, são retiradas matérias-primas da terra, que depois são transportadas para uma fábrica, a seguir o produto é embalado, transportado pelo mundo fora, comprado, usado uma vez e deitado fora. Nós queríamos mudar isto.
Quem são os outros membros da equipa?
Somos três designers formados na Royal Academy of Design da Dinamarca, mas com competências adicionais: O Nicolas na área de gestão, o Kåre também é carpinteiro e eu também estudei IT. Por isso temos a mesma base, mas também especialidades em áreas diferentes. Somos a quipa perfeita.
Como financiaram o projeto?
O primeiro lançamento foi financiado através da [plataforma de financiamento] Kickstarter, e continuamos a usá-la quando queremos lançar um novo produto. Nem tanto pelo financiamento, mas porque é uma ótima maneira de validar um produto antes de iniciar a produção.
O que torna os vossos produtos diferentes de outros cotonetes e discos de algodão reutilizáveis?
O nosso design é pensado como uma experiência global: não apenas na utilização, mas também na sensação ao usar, na qualidade, até na forma como são guardados a seguir. O nosso objetivo é aproximarmo-nos o mais possível das alternativas descartáveis. Para nós, a concorrência não são os outros reutilizáveis, são os descartáveis.
Quanto tempo demoraram a desenvolver os primeiros produtos?
O LastSwab foi relativamente fácil, uns dois meses para o criar e mais algum tempo para tornar a haste suficientemente resistente. O LastRound demorou bastante tempo, não por ser um design complicado, mas porque levámos muito tempo até acertar com o material, que tinha de ter o mesmo toque macio de um disco de algodão tradicional.
De que se orgulha mais nos seus produtos?
Da diferença que fazem para o ambiente. Cada vez que os usamos, estamos a reduzir alguma coisa, e essa sensação é incrível. Fazer produtos que fazem as pessoas e o planeta sentir-se bem é o que me deixa mais orgulhosa.