Isabel Aagaard, cofundadora da marca dinamarquesa sustentável LastObject

Criar produtos de cuidado pessoal reutilizáveis, práticos e agradáveis de usar, para substituir os descartáveis que estão a dar cabo do planeta, é a missão da marca dinamarquesa LastObject. E a verdade é que conseguiram o que se propunham: proporcionar uma experiência e sensações de utilização semelhantes às que temos com os descartáveis, mas em versões mais ecológicas porque podem limpos e reutilizados vezes sem conta, e são feitos em materiais sustentáveis.
Começaram com alternativas aos cotonetes (LastSwab, em versão original, para maquilhagem e para bebé, cada um equivalente a mais de 1000 descartáveis), a que se seguiram os discos desmaquilhantes LastRound (em caixas com 7 que livram o planeta de mais de 1750 discos de usar e deitar fora), lenços de ‘papel’ LastTissue (uma caixa com 6, laváveis na máquina, equivale a mais de 3100 lenços descartáveis) e mais recentemente os pensos higiénicos LastPad (equivalente a cerca de 240 descartáveis e perfeitos para dias de fluxo menos intenso).

Porque decidiram criar a marca?

Queríamos criar algo que fizesse mesmo diferença para o ambiente e a LastObject foi a forma que encontrámos para criar alternativas sustentáveis a produtos descartáveis. Como há tantas pessoas no mundo a usar produtos descartáveis todos os dias, o impacto Ambiental desses produtos é imenso.  Cada vez que um deles é produzido, são retiradas matérias-primas da terra, que depois são transportadas para uma fábrica, a seguir o produto é embalado, transportado pelo mundo fora, comprado, usado uma vez e deitado fora. Nós queríamos mudar isto.

Quem são os outros membros da equipa?

Somos três designers formados na Royal Academy of Design da Dinamarca, mas com competências adicionais: O Nicolas na área de gestão, o Kåre também é carpinteiro e eu também estudei IT. Por isso temos a mesma base, mas também especialidades em áreas diferentes. Somos a quipa perfeita.

 

Os três amigos que fundaram a marca

Como financiaram o projeto?

O primeiro lançamento foi financiado através da [plataforma de financiamento] Kickstarter, e continuamos a usá-la quando queremos lançar um novo produto. Nem tanto pelo financiamento, mas porque é uma ótima maneira de validar um produto antes de iniciar a produção.

O que torna os vossos produtos diferentes de outros cotonetes e discos de algodão reutilizáveis?

O nosso design é pensado como uma experiência global: não apenas na utilização, mas também na sensação ao usar, na qualidade, até na forma como são guardados a seguir. O nosso objetivo é aproximarmo-nos o mais possível das alternativas descartáveis. Para nós, a concorrência não são os outros reutilizáveis, são os descartáveis.

Quanto tempo demoraram a desenvolver os primeiros produtos?

O LastSwab foi relativamente fácil, uns dois meses para o criar e mais algum tempo para tornar a haste suficientemente resistente. O LastRound demorou bastante tempo, não por ser um design complicado, mas porque levámos muito tempo até acertar com o material, que tinha de ter o mesmo toque macio de um disco de algodão tradicional.

 

Os discos LastRound na sua caixa em plástico reciclado

De que se orgulha mais nos seus produtos?

Da diferença que fazem para o ambiente. Cada vez que os usamos, estamos a reduzir alguma coisa, e essa sensação é incrível. Fazer produtos que fazem as pessoas e o planeta sentir-se bem é o que me deixa mais orgulhosa.

Os LastSwab

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