O fundador da Ignae, Miguel Pombo, falou-nos desta marca portuguesa de luxo, clean e vegan, formulada com ingredientes naturais dos Açores, que está a conquistar os consumidores de cosmética mais exigentes em todo o mundo.
O que distingue a Ignae?
É uma marca de alta eficácia formulada com ingredientes naturais dos Açores obtidos por biotecnologia e química verde, de forma sustentável. Uma marca de luxo consciente, vegan e clean: não usamos ingredientes como petroquímicos, parabenos ou fragrâncias sintéticas, por exemplo.
Que ingredientes utilizam?
Costumamos dizer que o nosso laboratório de pesquisa e desenvolvimento é a natureza açoriana. O nosso ingrediente chave é EPC Factor, um complexo exclusivo com extrato de camélia do Vale das Furnas, extrato de cryptomeria japonica, conhecida como cedro japonês, de São Miguel e spirulina da Graciosa. Os dois primeiros eram usados para fins ornamentais e o terceiro para alimentação, mas são muito eficazes para regenerar a pele quando trabalhados como nós o fazemos, com extração super crítica que preserva as suas propriedades e encapsulados em lipossomas que facilitam a sua penetração. Pedimos uma patente para este processo e temos testes feitos em células humanas por uma empresa independente que mostram um aumento da capacidade de regeneração da pele em 24 horas. Usamos também água termal vulcânica e outros ativos de eficácia comprovada como o bakuchiol, péptidos, ácido hialurónico, esqualano…
Onde são feitos os produtos?
O EPC Factor é feito para nós em exclusivo no laboratório da Universidade dos Açores, que produziu o nosso lipossoma e desenvolve as nossas fórmulas. Foi em parceria com eles que desenvolvemos tudo isto e estamos inclusivamente a trabalhar numa série de novos ativos a partir de microrganismos que vivem no fundo do mar dos Açores: já identificámos diversas bioatividades interessantes e as próximas linhas de produtos vão incluir esses novos ativos.
Há algum produto de que se orgulhe especialmente?
Orgulho-me de todos, mas o meu preferido é o Sérum Regenerador Enriquecido, que me salvou a pele nas viagens de avião quando lançámos a marca em Nova Iorque o ano passado. O Creme de Noite e o Óleo de Corpo também têm tido uma reação muito positiva por parte das clientes.