A seguir ao contorno dos olhos, a boca é uma das zonas mais delicadas do rosto. A pele dos lábios é desprovida de glândulas sebáceas que a mantenham hidratada, não tem melanina que a proteja dos raios solares e está constantemente à mercê dos efeitos secantes do sol, do vento e da saliva. Para manter os lábios hidratados, bonitos e confortáveis, siga os 10 mandamentos que os defendem.
- Não caia na tentação de roer as pelinhas soltas quando os lábios estão gretados: só vai agravar a situação e pode ferir esta pele delicada.
- Não molhe constantemente os lábios na esperança de os hidratar: quando a saliva evaporar a seguir, eles ficarão ainda mais secos do que já estavam.
- Evite fumar: o cigarro, mesmo eletrónico, é um dos grandes responsáveis pelas ruguinhas tipo ‘código de barras’ que surgem em redor dos lábios.
- Não use palhinhas para ingerir líquidos: o seu uso também ajuda a agravar as tais ruguinhas.
- Se usa batons de longa duração desmaquilhe bem os lábios ao fim do dia com um desmaquilhante oleoso: restos deste tipo de batons deixados durante a noite ressecam a pele dos lábios.
- Faça uma esfoliação suave duas vezes por semana, para alisar a pele, estimular microcirculação e a renovação celular, e a produção de colagénio. Pode usar um esfoliante próprio, uma pasta de água com açúcar ou uma escova de dentes limpa com um pouco de vaselina ou mel. Seja delicada.
- Proteja sempre os lábios antes de sair de casa, com um bálsamo labial, gloss ou batom.
- Na praia, ou quando estiver exposta ao sol, aplique generosamente um protetor solar em stick com fator de proteção 50 e reaplique de hora a hora.
- Antes de dormir, faça uma massagem com um bálsamo labial rico.
- Não deixe de sorrir: além de iluminar toda a expressão do rosto e fazer bem ao nosso estado mental, sorrir ajuda a manter a elasticidade da pele dos lábios.