KOBA é uma marca com uma filosofia original que está agora disponível no nosso país. O seu nome significa tartaruga na língua congolesa e foi escolhido por este animal ser um símbolo de longevidade e proteção – evocando o efeito protetor dos produtos face às agressões exteriores que ameaçam a pele.
Thérese M’Boungouyaba, a sua fundadora e CEO, falou connosco sobre a marca e o que a distingue no universo da cosmética.
Fale-nos um pouco de si e do seu percurso profissional…
Sou francesa, de origem congolesa. Vivi 12 anos em Londres, no Reino Unido, onde criei a KOBA, antes de me mudar recentemente para Nova Iorque com a minha família. Sempre trabalhei na indústria cosmética, para pequenas e grandes marcas, nomeadamente na L’Oréal. Acho que sempre me senti atraída por este universo porque, desde criança, via a minha mãe confecionar as suas próprias misturas de óleos naturais para o rosto e o corpo. Além disso, o meu pai trabalhava em parafarmácia quando eu era adolescente, portanto cresci a usar todas as marcas cosméticas francesas.
Porque decidiu criar a sua marca?
Porque queria propor produtos destinados verdadeiramente às peles secas e dar-lhes resultados realmente visíveis sem, no entanto, descurar a experiência olfativa e o design das embalagens. Na KOBA, a eficácia dos produtos conta tanto quanto o prazer que temos a utilizá-los.
O que caracteriza a KOBA?
Gosto de dizer que a KOBA é o encontro da cosmética francesa com os segredos de beleza africanos. A nossa gama de produtos para o corpo propõe soluções para uma hidratação duradoura, graças a ingredientes naturais e saudáveis para a pele, entre os quais o óleo de safou, o nosso principal ingrediente. Somos a única marca de produtos cosméticos na Europa a integrar o óleo de safou nas fórmulas. As fórmulas contêm pelo menos 97% de ingredientes de origem natural e os produtos são vegan, clean e cruelty-free, com ingredientes sustentáveis e embalagens eco responsáveis.
Como descobriu as propriedades deste óleo?
Como sou originária da República do Congo, sempre conheci o safou enquanto fruto porque ele faz parte integrante da cozinha congolesa. Mas ignorava que ele tinha propriedades hidratantes, antioxidantes, antisséticas e anti-inflamatórias, que fazem dele um excelente ingrediente para a pele e o cabelo. Foi a minha mãe, que é química, que mo disse quando refletíamos juntas sobre o meu desejo de celebrar a riqueza de África através dos ingredientes que usamos nas nossas fórmulas. O óleo de safou, que extraímos da polpa do fruto, retarda o envelhecimento da pele, dá brilho ao cabelo e luta contra o aparecimento da caspa. Portanto, tornou-se o nosso ingrediente estrela.
De onde provêm os ingredientes que utilizam nos produtos?
O nosso óleo de safou é proveniente dos Camarões, na África Central. Trabalhamos com produtores locais. Mas estou a trabalhar com os meus pais para produzir o nosso próprio óleo de safou no Congo. A manteiga de karité que utilizamos vem do Burkina Faso e do Gana. Os outros ingredientes vêm de França ou de outros países da Europa. Tentamos ir buscar os ingredientes o mais próximo possível dos locais de produção.
Quem faz as vossas fórmulas?
Trabalhamos com dois laboratórios em França, situados no Cosmetic Valley e na Provença. Durante 19 meses trabalhei em estreita colaboração com as equipas de Pesquisa e Desenvolvimento para criar fórmulas à medida para a KOBA. Trabalhámos também com um perfumista em Grasse, a capital francesa do perfume, para criar a fragrância dos nossos produtos, inspirada na casca da árvore do safou. Todos os nossos produtos são fabricados em França, por esses mesmos laboratórios. Fomos muito exigentes na seleção dos laboratórios com os quais trabalhamos, eu queria que eles respondessem a critérios seletivos nas suas práticas inovadoras, como a reutilização das águas utilizadas, por exemplo, nas suas escolhas de fornecedores e condições de produção.
De que produtos se sente mais orgulhosa?
Do nosso creme para os pés Bottom Up, a razão de ser inicial da KOBA. Ele foi a razão porque criei a marca, porque não conseguia encontrar no mercado nenhum produto tão qualitativo e que desse resultados visíveis. Foi este creme para os pés que abriu caminho para todos os outros produtos da marca.
Qual é o seu sonho para a marca?
Gostava de abrir uma boutique KOBA que propusesse também tratamentos de corpo. Gostava que esse espaço fosse também um local de encontro e partilha, com a nossa comunidade, mas também com artistas e empreendedores africanos.
E agora acabámos de alargar a nossa gama de produtos com uma nova coleção de cuidados para o corpo com dois produtos: um Óleo de Corpo e Cabelo e um Bálsamo de Corpo. É a dupla perfeita para preparar a pele e o cabelo para o verão e as férias. As texturas são nutritivas mas ligeiras e os aromas, sempre naturais, são divinos. O último produto desta coleção sairá no verão.