Quantas marcas no mundo se podem gabar de ter nascido a meio do século XIX e, não só continuar a existir, mas ser cada vez mais relevantes e apetecíveis? A marca francesa de perfumaria Roger&Gallet é um caso único e vale mesmo a pena descobri-la. Tratando-se de perfumes (e não só) não há como ir conhecer ao vivo os seus tesouros e os novos lançamentos, mas para lhe abrir o apetite, falámos com Marie Binois, a responsável de marketing da Roger&Gallet, sobre a recente renovação desta marca icónica.
O que torna esta marca diferente?
Desde 1862, a Roger&Gallet distila felicidade através de essenciais de toilette e coleções de perfumes, com um refinamento e um savoir-faire à francesa que atravessou as épocas. Mas a história da casa começa em 1806 e remonta às origens da perfumaria. A Eau de Cologne original de Jean Marie Farina foi inspirada na Eau admirável – Aqua Mirabilis –, uma panaceia trazida de Itália por Giovanni Paolo Feminis, composta por essências naturais de citrinos destilados e plantas medicinais. Este remédio tornou-se um prazer e conquistou rapidamente a Europa pela sua frescura hedonista. Os irmãos Armand Roger e Charles Gallet, herdeiros deste savoir-faire, fizeram florescer a empresa: com aromas requintados que exploravam todas as facetas da naturalidade, artigos de toilette inovadores (lápis e batons recarregáveis, champôs e dentífricos sólidos…), uma loja na rua St. Honoré…
E agora renovaram toda a imagem da marca, incluindo os famosos sabonetes, e lançaram leites de corpo perfumados. Como conseguiram essa renovação sem perder o vosso ADN?
Somos depositários de um passado fora do comum, de uma história incrível. Sempre quisemos ligar-nos às nossas raízes, a este savoir-faire transmitido de geração em geração, e a essa herança de naturalidade mais que atual: a Eau de Cologne Jean Marie Farina é, desde sempre, 98% natural. Esta percentagem, que se mantém desde 1806, foi o modelo para a criação das nossas Eaux Parfumées Bienfaisantes e todos os nossos produtos de toilette. Queremos recuperar também o papel terapêutico que o perfumes, e particularmente a água-de-colónia, tiveram durante séculos. Uma noção que, mais do que nunca neste período de crise marcado pela Covid, voltou ao centro das preocupações. As nossas Eaux Parfumées Bienfaisantes são enriquecidas com extratos naturais conhecidos pelas suas virtudes benéficas para o corpo e o espírito.
Jean Marie Farina é a fragrância que deu origem à marca e, apesar de ter mais de 300 anos, é completamente atual. Qual é o seu segredo?
A Eau de Cologne Jean Marie Farina tem qualquer coisa de universal e intemporal que lhe permitiu seduzir tanto o dandy como o operário, as rainhas e as donas de casa. Nunca passa de moda, atravessou as épocas sem envelhecer. Com sua frescura verde, florida, o equilíbrio entre notas cítricas e aromáticas, é um clássico. Uma frescura natural universal associada a uma sensação de bem-estar deliciosa e vivificante de que nunca nos cansamos. Com 98% de ingredientes de origem natural, é uma fragrância vanguardista que pode, mais do que nunca, regressar à ribalta…