A marca Eisenberg está para a cosmética como o conceito de ‘quiet luxury’ está para a moda, com cuidados da pele, maquilhagem e perfumes de altíssima qualidade, mas sem ‘sinais exteriores de riqueza’, onde o luxo se sente na aplicação e se vê nos resultados.
É um dos (infelizmente cada vez mais raros) casos na cosmética de luxo de empresas familiares ainda na mão de quem as criou – o que resulta numa forma de fazer cosmética totalmente diferente. Um bom exemplo dessa forma diferente de trabalhar: para as embalagens da coleção de perfumes L’Art du Parfum, José Eisenberg, que é um grande colecionador de arte, encomendou quadros originais ao grande pintor brasileiro Juarez Machado, usando depois essas imagens para ilustrar as caixas de cada um dos perfumes da coleção (veja mais abaixo).
Para saber mais sobre a marca, aproveitámos o mote do relançamento de três das suas fragrâncias para falar com Edmond Eisenberg, administrador da marca fundada há duas décadas pelo seu pai.
Como nasceu a Eisenberg Paris?
O meu pai, José Eisenberg, trabalhou durante muitos anos em moda e tecnologia, duas das suas grandes paixões. E queria arranjar forma de combinar as duas coisas, realizando ao mesmo tempo um desejo de toda a vida de criar a sua própria marca de cosmética: uma marca que refletisse a sua identidade, os seus valores e a sua visão da vida. Mas ele não queria simplesmente replicar as marcas já existentes, queria desenvolver uma marca totalmente única, que combinasse inovação de alta tecnologia com natureza. Na verdade, estava a tentar criar uma disrupção na indústria da cosmética. Levou 15 anos envolvido em pesquisa científica de biocosmética e em testes clínicos, a procurar a fórmula ideal para a linha de cosmética que tinha idealizado. Isto levou à incrível descoberta, pela Pesquisa Eisenberg, da Fórmula Trio-Molecular. Os seus benefícios antienvelhecimento eram, e ainda são, verdadeiramente extraordinários. Registou imediatamente a patente a nível mundial. E foi assim que nasceu a marca, em 2001.
Como define a marca?
É acima de tudo uma marca familiar. Isso permite-nos mantermo-nos fiéis à visão e aos valores iniciais do meu pai. Somos movidos pela nossa paixão pela beleza, pela perfeição, pela arte e pela excelência. Estas paixões alimentam todas as nossas criações, todas as nossas decisões, cada fibra da marca. Nunca criámos, nem criaremos, nenhum produto que não reflita o espírito do meu pai. Nem ele consentiria! Porque estas são as paixões que o inspiraram a desenvolver a Fórmula Trio-Molecular que lhe permitiu contruir a marca a partir do zero. Cada produto Eisenberg tem de ser absolutamente perfeito, fornecendo uma solução eficaz e inovadora para uma necessidade específica. Os consumidores que adotam as rotinas de cuidado da pele Eisenberg procuram qualidade – e confiam em nós para a garantir. Há 20 anos que almejamos o luxo de alta eficácia, soluções que são eficazes, mas também altamente sensoriais. Cada ingrediente, cada textura, cada fragrância que usamos é selecionado para elevar não apenas a pele, mas também o espírito da pessoa que o usa, como ela se sente. Queremos partilhar com os nossos clientes a nossa paixão pela beleza intemporal e a qualidade. Acima de tudo, queremos que sintam que cuidamos deles e se sintam felizes quando usam um produto Eisenberg.
Em que consiste a Fórmula Trio-Molecular?
É um complexo de ativos composto por 3 moléculas que trabalham em sinergia para regenerar, energizar e oxigenar a pele. Combinadas, garantem benefícios formidáveis de prevenção e correção dos sinais do envelhecimento. A primeira molécula é uma enzima com efeito queratolítico, o que significa que elimina as células mortas e garante uma melhor renovação celular. A segunda é citoquina, uma molécula chave na comunicação celular, que ajuda a renovação celular e melhora a aparência e a firmeza da pele. A terceira é a bioestimulina, que estimula a oxigenação celular e a síntese de colagénio e elastina, e melhora a tonicidade e elasticidade da pele. A Fórmula Trio-Molecular é um estimulante notável da juventude da pele.
O luxo hoje também ter de ser ecológico. O que estão a fazer nesse sentido?
Orgulhamo-nos de estarmos a tornarmo-nos cada vez mais ecológicos. Por exemplo, não usamos silicones D4 e D5 e nos nossos esfoliantes usamos partículas naturais, por isso não estamos a libertar na natureza ingredientes que possam poluir os cursos de água e os oceanos. Nas embalagens, reduzimos a espessura das caixas e eliminámos a tampa de alumínio dos nossos desmaquilhantes. Ao reduzir o peso dos produtos reduzimos a nossa pegada de carbono. Quando lançámos a linha Start, decidimos não fazer uma bula para eliminar o desperdício.
Como é que decidem criar um novo produto?
Temos padrões muito elevados. Cada produto da marca tem de se destinar a uma necessidade específica de uma forma que seja ao mesmo tempo inovadora e eficaz. Ouvimos os nossos consumidores, que esperam uma experiência excecional da parte da marca, e tentamos antecipar as suas necessidades e desejos através de uma seleção rigorosa de ingredientes e texturas. Devo admitir que garantir essa experiência dá muito trabalho! A criação de um produto exige geralmente anos de extensa pesquisa e desenvolvimento! O meu pai continua a estar, ainda hoje, na origem dos nossos produtos, embora eu esteja cada vez mais envolvido na criação e desenvolvimento. E seria injusto se não referisse o trabalho árduo de toda a nossa equipa. Consideramos todos os membros da nossa equipa como parte da família! Eles são tão dedicados à beleza, à inovação e ao luxo como o meu pai, contribuindo de inúmeras formas para o crescimento das nossas linhas e da marca em geral.
Além de cuidados para rosto e corpo, e maquilhagem, são também uma marca de perfumes, nomeadamente com a linha L’Art du Parfum. O que distingue esta coleção?
Quando criamos perfumes, não olhamos para fora: não seguimos tendências, o que foi feito, o que está a ser feito, o que os outros fazem… Claro que nos inspiramos no mundo à nossa volta, mas a nossa verdadeira inspiração vem de dentro. Criar um perfume é um processo artístico que requer uma verdadeira introspeção. Encapsular uma emoção, um estado de espírito, tem de ser uma expressão genuína das nossas emoções e, para nós, isto não pode ser alcançado copiando o que já foi feito. Focamo-nos em ser nós mesmos. L’Art du Parfum é um universo mágico imaginado pelo meu pai, onde o Perfume e a Arte estão intimamente ligados. Esta coleção de espírito boémio-parisiense, mas ultrassofisticada, revela aspetos inatos da natureza humana e permite sentir instintivamente emoções, beleza e mistério. Cada fragrância única e subtil é tão preciosa e inesquecível como momentos especiais. Todos estes perfumes contêm os mesmos ingredientes, mas equilibrados de forma diferente, com notas específicas que os tornam diferentes uns dos outros.
Acabam de relançar três dessas fragrâncias. Porque decidiram fazer este relançamento múltiplo e não uma de cada vez?
De facto acabamos de relançar Eau Fraîche Délicate, Rouge & Noir Intense e Tentation Irrésistible. Decidimos relançá-las em simultâneo porque isso permite à marca propor uma gama mais alargada de perfumes para diferentes preferências olfativas e gostos. Assim as pessoas têm mais opções.
Qual foi a coisa mais importante que o seu pai lhe transmitiu em relação à marca?
Desde que eu era muito jovem, o meu pai transmitiu-me a paixão pela beleza e pela perfeição. Algumas das minhas recordações mais antigas são do meu pai a conversar comigo sobre o processo criativo por detrás de alguns produtos e fórmulas. Ele ensinou-me cada passo, cada detalhe que faz parte da criação de um produto. Foi, e continua a ser, um professor maravilhoso. É difícil não apreciar a perfeição quando vivemos toda a nossa vida rodeados dela, quando nos ensinaram, desde a infância, a dar-lhe valor acima de tudo. A dedicação do meu pai à precisão e ao refinamento é o ímpeto por detrás da marca e é o que continua a impulsioná-la hoje. O meu pai, eu e cada membro da nossa equipa somos todos dedicados à qualidade. Esforçamo-nos continuamente para produzir produtos luxuosos que oferecem eficácia e inovação, prazer sensorial e elegância, luxo e intemporalidade.
Qual é o produto de que mais se orgulha e que gostaria que todas as mulheres experimentassem?
Todas as mulheres deviam experimentar a Masque Tenseur Remodelant, um dos nossos best-sellers. É uma máscara antienvelhecimento com um efeito de lifting, firmeza e redensificação da pele cujo efeito se mantém ao longo de todo o dia. Outro dos nossos best-sellers é o nosso muito amado Soin Anti-Âge. Tem uma textura suave e fundente que dá uma sensação maravilhosa na pele. E graças aos seus ingredientes específicos, alisa e dá firmeza à pele, dando-lhe um aspeto visivelmente mais jovem. Sem esquecer que também temos uma linha de cuidados masculinos, na qual o produto mais popular é o Soin Actif Calmant Hydratant, que é a solução ideal para homens com pele sensível e garante uma defesa poderosa contra os agressores diários da pele, como a poluição urbana, as mudanças de estação e o barbear. Imperdível!