Muitas vezes, não prestamos atenção ao prazo de validade dos produtos de cuidados capilares, como champôs e amaciadores. Porém, entender a importância desta informação pode garantir a segurança e eficácia dos mesmos.
Os champôs amaciadores têm prazo de validade?
A resposta é simples: sim. Isso significa que devemos estar atentos à data de validade dos produtos e a quaisquer sinais de que eles possam ter perdido a sua eficácia.
Geralmente, a data de validade é indicada na embalagem. Se não encontrar essa indicação, tente entrar em contacto com a empresa fabricante “para obter informações adicionais sobre a identificação do lote ou a data de validade”, aconselha David Petrillo, químico especializado em cosméticos e cuidados com a pele, em declarações ao portal Byrdie.
Quanto tempo duram antes de expirarem?
Regra geral, segundo Petrillo, entre seis meses e um ano. Mas se a embalagem não tiver sido aberta, pode durar até dois ou três anos. “Deve procurar uma data de PAO (período após abertura), que tende a ser rotulada como 6M, 12M, 18M ou 24M”, esclarece o perito. “O M significa meses, e isso deve dizer-lhe por quanto tempo a qualidade do produto é boa após aberto, se for armazenado em condições adequadas.”
O que acontece se usar champô ou amaciador fora do prazo?
Quando o champô e o amaciador expiram, podem tornar-se instáveis. Ou seja, é possível que os ingredientes sejam separados com possível contaminação por bactérias, o que pode causar irritação, ressecamento, descamação, danos aos folículos e até mesmo queda de cabelo, entre outros problemas.
“Pode ser prejudicial aplicá-los quando os ingredientes foram separados e os conservantes já não são eficazes”, sublinha Petrillo, sublinhando o risco de ocorrer uma contaminação. Como resultado, os microorganismos nocivos que se desenvolveram podem ser absorvidos pelo cabelo e couro cabeludo.
Sinais de que os produtos estão expiraram
Além de procurar a data de validade, o químico recomenda ficar atent à seguintes alterações físicas nos produtos:
- Ingredientes separados
“Isso significa que alguns dos componentes químicos separaram-se. Quando isso acontece, geralmente, verá produtos químicos separados em camadas, como os componentes do óleo no topo e os componentes da água numa camada separada”. - Mudanças na textura ou cor
“Os conservantes, provavelmente, não são eficazes e o produto já é instável, então pode notar mudanças de cor ou descoloração”. - Odor desagradável
“Se notar um odor desagradável, ou que não é natural no produto, entre em contacto com a marca ou fabricante”.