Há algo que não pode faltar na bolsa que leva para a praia – e não, não estamos a falar do telemóvel. Se é adepta de passar dias à beira-mar, há que ter cuidados. Sobretudo, quando a pele passou alguns meses sem exposição prolongada aos raios UV.
Ora, se pertence ao grupo de pessoas que não aplica protetor durante o inverno, provavelmente já se questionou se o produto que sobrou do ano anterior ainda estará próprio para uso. Explicamos-lhe como perceber que está na hora de deitar o creme ou spray fora.
A grande maioria dos produtos de cosmética tem, normalmente no verso da embalagem, um símbolo semelhante a uma caixa aberta, sempre com indicações como “12M”, “6M” ou “3M”. Esse símbolo significa a validade do produto depois de aberta. Por sua vez, a indicação numérica é uma representação dos meses.
Teoricamente, um protetor solar, depois de aberto, está apto para utilização pelo período mensal que o símbolo indicar. O mais comum é que a indicação seja de doze meses. Desta forma, seria seguro garantir que pode utilizar um protetor solar de um ano para o outro, mas (há sempre um mas) há mais fatores que influenciam esta questão.
A temperatura, por exemplo. Uma embalagem de protetor solar não deve ser exposta a luz direta do sol, nem a calor intenso, uma vez que pode perder o efeito protetor mais cedo do que devia. Se leva (e bem!) o protetor solar consigo para a praia, para poder reaplicar (a cada duas horas), será difícil garantir que o produto fica sempre à sombra, em temperaturas estáveis e amenas.
Deve ficar atenta a quaisquer alterações que note em termos de textura, cor ou cheiro, devem ser vistas como um indicativo de que deve deitar o produto fora, já que não é suposto acontecerem.
Em jeito de conclusão, pode ser interessante referir que a medida certa de protetor solar que deve usar em todo o corpo é o equivalente a uma medida de shot (2mg por cm2). Se fizer as contas, é pouco provável que uma embalagem de proteção solar dure para muito mais do que umas semanas – principalmente se não for a única a utilizá-lo.
Talvez a pergunta mais segura seja outra… Será que estou a usar protetor solar suficiente?