Filipa Muñoz de Oliveira (foto: DR)

Licenciada em Gestão pela Universidade Católica de Lisboa, Filipa Muñoz de Oliveira, sempre trabalhou na área do marketing, passou por Nova Iorque e Londres, até que um passeio londrino viria a mudar a sua vida para sempre. Quem diria que uma necessidade tão simples como depilar as sobrancelhas se transformaria num negócio já com 17 anos, 36 espaços nacionais e 17 internacionais, em Espanha, Angola e Brasil. Falámos com a fundadora e CEO da Wiñk, marca de beleza que trouxe para Portugal o método de depilar sobrancelhas com fio e que hoje oferece muito outros serviços e produtos relacionados com os olhos.

No meio de uma carreira preenchida, como é que foi parar ao threading?

Cruzei-me pela primeira vez com o threading em Londres, enquanto passeava nos armazéns comerciais históricos Harvey Nichols. Sempre tive dificuldade em encontrar um método que fizesse bem as minhas sobrancelhas. Quando vi umas senhoras que me explicaram que era assim que depilavam as sobrancelhas, com um fio, nunca mais as fiz de outra maneira.

Começar um negócio próprio estava nos seus planos ou simplesmente aconteceu?

Simplesmente aconteceu. Quando era mais nova queria ser pediatra, mas à medida que fui crescendo coloquei esse objetivo de parte. Tirei o curso de Gestão na Universidade Católica de Lisboa e foi no último ano da licenciatura que me comecei a apaixonar pelo marketing, ainda que sempre tenha gostado do processo de criação de uma marca. Em casa, o meu pai costumava dizer que eu sou a única que saiu ao meu bisavô, que produzia arroz e criou o seu próprio negócio. Já em criança adorava anúncios. Lembro-me bem de pegar na minha cassete e gravar os anúncios que passavam na televisão.

Desde sempre que gostei de ter a minha liberdade de pensar e decidir o que quero, ainda que às vezes seja um pouco solitário. Acho que de forma inconsciente, tudo isto me levou a criar a Wiñk.

Quando abri a primeira loja não fiz planos de negócio, nem implementei nenhuma estratégia. Isso veio numa fase posterior – só quando soube o que tinha em mãos comecei a pensar estrategicamente. Nesta altura, desenhámos um plano dos centros comerciais onde queríamos estar. Depois, vieram os planos de internacionalização para Espanha e para o Brasil.

Identifiquei uma oportunidade de colocar no mercado português um serviço que ainda não existia. Muitas vezes criar um negócio é isto: olhar para o mercado e ver onde as coisas estão a ser mal feitas e de que forma há uma oportunidade para fazermos melhor.

Passados 17 anos, que balanço faz desta aventura?

Tenho um enorme orgulho naquilo que criei ao longo destes 17 anos – uma marca que continua a inovar e manter o nível de consistência e de qualidade desde o dia em que abriu, o que não é fácil de atingir.

Desde a abertura da Wiñk que a nossa missão tem sido prestar um serviço acessível, mas que muda o olhar – não só das mulheres, mas também dos homens. Alargar a acessibilidade da beleza, quebrar tabus e democratizar o conceito de beleza, de forma conveniente, clara e prática. Hoje fazemos muito mais do que threading, cuidamos de tudo o que esteja relacionado com os olhos.

Tem sido um percurso de descoberta e desafios, mas acima de tudo de crescimento. Costumo dizer muitas vezes que não há sucesso sem felicidade. Acho que sucesso da Wiñk acontece porque não podemos ser bem-sucedidos se não formos felizes naquilo que fazemos.

Foi mais difícil do que estava à espera?

Conheço o meu percurso, os sucessos e marcos que atingi. Como em todos os negócios, há sempre altos e baixos. Quando criei a Wiñk não pensei muito; sou uma pessoa muito pouco stressada. Foi um negócio que se desenvolveu de forma muito natural.

Numa fase inicial, tive alguma dificuldade em arranjar pessoas que dominassem a técnica e falassem português. Foi graças a um anúncio no jornal que consegui arranjar uma senhora para dar formação a algumas jovens portuguesas que foi buscar a uma loja de estética.

A pandemia foi também um dos maiores, se não o maior desafio desde a abertura da Wiñk. Não sabíamos o que ia acontecer. Do dia para a noite decidi fechar as lojas, antes dos centros comerciais encerrarem, uma decisão que influenciou a vida de centenas de pessoas.

Lidar com a incerteza e a volatilidade das circunstâncias desse período foi um teste rigoroso à nossa capacidade de adaptação. Fomos obrigados a ser mais criativos, ter capacidade de reação e sair da nossa zona de conforto. Ainda assim, não despedimos ninguém no período da pandemia.

Criei a Wiñk sem expectativas, por isso não consigo dizer se foi mais fácil ou difícil do que esperava. Orgulho-me, sim, do que em equipa conseguimos superar e que contribui todos os dias para o sucesso da Wiñk.

O que faria diferente?

Olhando para a marca que temos hoje e tudo aquilo que conseguimos atingir, honestamente não sei se faria algo de muito diferente, talvez a única coisa que poderia ter feito melhor foi o timing de entrada em Espanha, que teria antecipado.

Que conselhos daria à jovem Filipa que se lançou no seu próprio negócio?

Arrisca e experimenta. Nunca esperes por ter tudo perfeito, ou então nunca consegues começar. Ser empreendedor é precisamente isto. Se queres desenvolver o teu próprio negócio, não podes ter medo de falhar.

Inteligência emocional é um elemento indispensável perante o mercado que nos encontramos: cada vez mais volátil e competitivo. Termos a capacidade de gerir conflitos e trabalhar numa equipa composta por diversos perfis e tipologias, permite fortalecer o ambiente de trabalho e rodear-nos de pessoas em quem confiamos e que complementam o negócio.

Partilhar as ideias, os medos e os receios. Sermos abertos permite desenvolver uma liderança sustentada na confiança. Enquanto líderes devemos dar espaço às equipas para que façam as coisas à sua maneira. A responsabilidade dos líderes é partilhar a visão estratégica e objetivos, direcionar os colaboradores, o seu desempenho e sucesso profissional, e não o contrário.

Ser mulher foi por vezes um obstáculo à sua progressão?

Nunca senti que ser mulher fosse um obstáculo. Por ser um negócio novo, houve algumas dúvidas relativamente ao tipo de negócio, mas com o sucesso que a marca trouxe, este preconceito ficou para trás. Acredito que ao longo dos anos tenho vindo a demonstrar o meu valor, que tem vindo a ser reconhecido.

É difícil conciliar vida e carreira?

Quando os meus filhos eram mais pequenos era mais difícil. A Wiñk sempre cresceu à medida que a minha família me permitiu. E não o contrário.

Ser mãe sempre foi um desejo, algo muito natural para mim. A maternidade não ‘atropelou’ a minha carreira, simplesmente fiz as coisas de forma mais gradual.

Que conselhos daria a quem está agora a lançar o seu negócio?

Não existe uma receita que dite o sucesso de um negócio. No entanto, há um conjunto de características indispensáveis a desenvolver. Por exemplo, ser-se resiliente. Ter a capacidade de resolução de problemas é determinante para lidar com os desafios do dia a dia e superar os obstáculos.

Os recursos humanos são uma parte fundamental do negócio. Gosto de dar liberdade à minha equipa para agir. Acredito que desenvolver relações profissionais na base da confiança permite garantir que temos um negócio apto por oferecer as melhores ofertas, mais diferenciadoras e com a maior qualidade. Acima de tudo, desenvolver competências de liderança.

A Wiñk foi pioneira neste método, houve muita resistência inicial?

A partir do momento em que a primeira cliente entrou na loja, nunca mais parámos. Até hoje.

Quando abriu a Wiñk, o Threading era um serviço era completamente inovador, uma vez que não havia outra marca que se dedicasse a esta atividade no mercado português, por isso não havia comparações. Além disso, como abrimos numa altura de crise, tivemos uma relativa facilidade na aquisição dos espaços nos shoppings que desejávamos. Toda esta conjuntura foi favorável à abertura do negócio.

De repente, o que era uma necessidade minha, tinha-se tornado um negócio, e muito pouco tempo depois de termos aberto a loja das Amoreiras, começámos a pensar na expansão da marca.

Hoje existe mais concorrência, como é que se conseguiu manter relevante?

O crescimento da Wiñk sempre foi muito orgânico e natural. Depois da abertura e do sucesso da loja nas Amoreiras, tivemos um convite para abrir no Atrium do Saldanha. Depois o Vasco da Gama, o CascaiShopping, o Oeiras Parque e o Colombo.

Nunca pensei que um negócio que partiu de uma necessidade minha alguma vez pudesse ter esta dimensão. Ainda hoje não posso dizer que exista uma marca em Portugal que seja nossa concorrente. Há sim, pessoas que fazem o serviço, mas uma marca como a Wiñk não existe.

Acho que nos conseguimos manter relevantes pela nossa capacidade de inovação e no aperfeiçoamento dos serviços prestados e dos produtos, de forma a criar valor para o cliente e ir ao encontro das suas necessidades e exigências. Para além disso, somos extremamente exigentes com a formação e técnica, mas também com o atendimento ao público – a forma de estar. Queremos que a ida às lojas da Wiñk seja sempre uma experiência.

Os nossos procedimentos, loja, materiais, desde a iluminação ao chão, contribuem para a formação dessa experiência diferenciadora relativamente aos outros espaços. Estes fatores são o segredo do nosso sucesso: os nossos clientes sentem-se cuidados.

Projetos para Wink a curto e a longo prazo?

A Wiñk quer continuar a ser a marca de referência nas sobrancelhas que contam histórias. Ser a escolha do consumidor. Acima de tudo, queremos ser uma marca inclusiva, que contribui para a desmistificação da beleza, cumprindo objetivos claros: abrir novos horizontes, expansão dos serviços, aumento e retenção da base de clientes. Queremos expandir a nossa marca ibérica, mas também transatlântico – no Brasil, por exemplo.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Ao lado de Letizia, Felipe VI recorda participação nos Jogos Olímpicos de 1992

Ao lado de Letizia, Felipe VI recorda participação nos Jogos Olímpicos de 1992

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

As primeiras palavras de Mel B depois de criticar Gery Halliwell

As primeiras palavras de Mel B depois de criticar Gery Halliwell

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

"Oureno". Este novo material pode ser uma alternativa ao superversátil grafeno

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Anne Hathaway conta que teve de beijar 10 homens durante um casting para um filme.

Anne Hathaway conta que teve de beijar 10 homens durante um casting para um filme. "Fingi que estava entusiasmada e continuei"

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Sofia Arruda mostra o rosto da filha pela primeira vez

Sofia Arruda mostra o rosto da filha pela primeira vez

“Dia de reivindicar direitos, horários de trabalho, melhores salários, uma vida melhor

“Dia de reivindicar direitos, horários de trabalho, melhores salários, uma vida melhor". Reportagem pela descida da Avenida da Liberdade

Cristina Ferreira volta a mostrar vestido de noiva que a inspira

Cristina Ferreira volta a mostrar vestido de noiva que a inspira

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

"Challengers", de Luca Guadagnino: Jogar ao amor num court de ténis

Palácio de Buckingham anuncia regresso do rei ao trabalho com uma romântica foto de Carlos III e Camilla

Palácio de Buckingham anuncia regresso do rei ao trabalho com uma romântica foto de Carlos III e Camilla

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites