Se a sua pele já teve dias melhores e não consegue encontrar a origem do problema, olhe com atenção para os seus pincéis de maquilhagem.
Muitas mulheres descuram fazer a higienização regular destas ferramentas, que são tão úteis para criar visuais para o dia-a-dia. Um hábito (ou falta dele) que pode ser bastante prejudicial. Com o passar do tempo, os pincéis acumulam bactérias, células mortas e oleosidade: um cocktail perfeito para a obstrução dos poros, que pode levar ao aparecimento de acne e fazer com que a pele pareça baça ou ‘craquelada’.
A maioria dos dermatologistas diz que a limpeza dos pincéis, particularmente os da base e do corretor de olheiras, deve ser feita uma vez por semana. Como são utilizados no rosto, quanto mais limpos estiverem, melhor. Já os pincéis para sombras ou eyeliners podem ser lavados a cada 15 dias.
Para além da questão da higiene — aproveitamos para sublinhar que não devemos partilhar estas ferramentas com outras pessoas —, esta prática pode prolongar a vida das cerdas e facilitar a aplicação dos produtos. Isto porque as cerdas e as esponjas são porosas, ou seja, ‘agarram-se’ a óleos, detritos e bactérias. Se os pincéis estiverem sujos, a aplicação ficará com um efeito ‘manchado’ e o processo de esbater o que quer que seja será bem mais difícil.
O melhor método para limpar suas ferramentas requer água morna e um sabonete suave (os sabonetes comuns podem ressecar as cerdas). Contudo, se estiver à procura de uma solução mais prática, já existem vários produtos de limpeza específicos no mercado.
Fique também a conhecer a edição de maio da revista ACTIVA, com Mafalda Castro na capa.