Nesta altura do ano, há sempre mais vagar para cuidarmos de nós. Aproveite, enquanto o stresse da rentrée não chega…
- Se a sua tez, mesmo no verão, é mais para Nicole Kidman do que Beyoncé, um belo batom vermelho é o seu melhor aliado.
- A não ser que tenha uma pele muito sensível, uma esfoliação semanal ligeira ajuda a uniformizar a pele… e o tom do bronzeado. Experimente fazê-la com uma pasta de açúcar fino e um pouco de água, no rosto, e com sal marinho, no corpo. Não esfregue com muita força nem durante muito tempo: no rosto, duas ou três rotações leves por zona são quanto basta para alisar sem agredir.
- Que tal uma bruma com uma fórmula 100% natural nas viagens longas e em dias de calor?
- Durante os meses de praia, ou pelo menos nas férias, substitua o ginásio por atividades relacionadas com o ambiente estival: caminhadas vigorosas à beira mar e pelos rochedos, surf, bodyboard, vólei de praia… Tudo coisas que parecem mais diversão do que exercício, mas queimam calorias e trabalham o corpo de uma forma global e natural, como quando os nossos antepassados subiam às árvores para colher frutos ou corriam atrás dos mamutes…
- A par da proteção solar, a hidratação é o gesto mais importante do verão, porque nada resseca a pele como o calor. Dê-lhe de beber, de manhã e à noite, com um creme hidratante, tonificante e redensificante, na sua textura preferida.
- Previna as manchas durante a exposição solar, mas também na cidade. Use um creme com proteção UVA/UVB, para prevenir a queimadura solar e o envelhecimento precoce, e, integrado na rotina de cuidado de rosto, de manhã e à noite, em substituição do seu sérum habitual, um serum antimanchas, para ajudar a prevenir e a corrigi-las.
- No verão, as noites são bem mais curtas: à conta do aumento das horas de sol mas também porque nos deitamos tarde e dormimos menos (e às vezes pior, por causa do calor). Mas a pele não tem de sofrer com isso. Sabemos que é à noite que ela se regenera e repara. Não descure a sua rotina de cuidados do rosto e escolha produtos com a maior eficácia em menor espaço de tempo.
- Tal como um corpo que treina precisa de momentos de descanso para recuperar e render mais a seguir, também uma pele que bronzeia precisa de pausas à sombra para acalmar e dourar de modo mais uniforme. Quando o sol está a pique, só agride e envelhece, não acrescenta nada ao seu tom: pelo contrário, vai torná-lo mais efémero. É o momento de fazer a sesta à sombrado toldo… ou da bananeira.
- As pernas pesadas impedem-nos de chegar onde queremos. Solução: aplicar com uma boa massagem, com movimentos longos de baixo para cima, um creme que lhes devolva a leveza, hidratante, revitalizante e refrescante.
- Se as férias ainda tardam a chegar ou já acabaram, crie minipausas de tranquilidade transformando a sua casa de banho num spa durante 15 minutos: banho de imersão de 10 minutos com água a 38ºC, com um punhado generoso de sal marinho e, a seguir, uma boa massagem com um creme refirmante.