Por muito que queiramos, a nossa pele aos 20 anos não é a mesma que aos 40, mesmo se tivermos todos os cuidados. É normal que estejamos habituadas a um estilo de maquilhagem e queiramos mantê-la, porque é assim que nos sentimos bem, mas muitas vezes notamos que o resultado não é o mesmo, não tem a mesma frescura. Não precisa de fazer uma revolução na sua rotina, basta mudar um pouco a rotina e adequar os produtos às necessidades e vicissitudes da pele.
1. Cuidar do essencial
Imagine a pele do seu rosto como a tela de uma pintura, tem de cuidar da suavidade dessa base, por isso o segredo aqui é hidratar, hidratar, hidratar. O segredo de uma pele bonita e saudável é mesmo a hidratação. Beba, pelo menos, 1l de água/chá sem açúcar por dia e escolha um creme hidratante que satisfaça as necessidades da sua pele para que fique radiante e saudável e evitar que a maquilhagem marque as pequenas linhas e rugas.
Escolha um hidratante com ácido hialurónico e vitamina C como primer. Se prefere uma rotina rápida e eficaz e um look supernatural pode optar por um hidratante levemente pigmentado para uniformizar e iluminar a pele num só passo. O segredo aqui é encontrar a tonalidade perfeita ao seu tom de pele para um visual natural. Assim, como ‘Less is more’ – menos é mais -, ao optar por um creme hidratante com cor na tonalidade perfeita do seu tom de pele, já não vai precisar de uma base de alta cobertura. Há quem pense que pode apagar a normal passagem do tempo aumentando a quantidade de produto aplicada, é precisamente o oposto, ao colocar mais maquilhagem ela vai acumular-se nas pequenas rídulas e rugas marcando-as ainda mais. A área à volta dos olhos é particularmente sensível, hidratar é vital.
2. Cremes em vez de pós
Como a partir dos 40 a pele tende a ser mais seca, o ideal é optar sempre, sempre, por fórmulas em creme (hidratantes) seja em corretor, iluminadores, blush e até sombras, em vez de produtos em pó.
3. Ouse no tom do batom
Segundo os maquilhadores profissionais, este é o produto que pode mostrar mais a sua exuberância, vermelho ou rosa vibrante para dar brilho ao look total porque o tom natural esmorece a aparência. É claro que deve também hidratar bem os lábios sempre – já está a ver qual é a palavra chave recorrente, não é? Se tem os lábios mais finos aqui fica uma dica prática: prefira os batons com brilhos já que assim parecem hidratados e volumosos.
4. Suavize o tom do eyeliner
Sempre usou uma maquilhagem marcante nos olhos, com lápis preto, essa tendência agora pode tornar-se muito pesada. Opte por tons mais leves como castanho ou cinzento ou azul marinho ou navy, e numa ‘pincelada’ fininha e junto à linha das pestanas. Há quem sugira a técnica tightlining, que consiste em aplicar o delineador na faixa entre a pele e as pestanas. Há quem o faça com o olho ligeiramente fechado mas atenção, porque não deve, de forma alguma tocar no globo ocular. Pode pesquisar um vídeo no YouTube com um tutorial – prefira sempre os de maquilhadores profissionais de marcas conhecidas – antes de se aventurar.
5. O toque final com pó compacto
Este é preferível ao pó solto porque permite controlar melhor a quantidade de pó a aplicar. Um bom pincel próprio para a tarefa é o instrumento perfeito para dar um toque final suave e natural à sua maquilhagem.