Michael Jackson nasceu a 29 de Agosto de 1958, numa família de músicos, no Indiana.
Conhecido também por Wacko Jacko, a música fez parte da sua vida quase desde que nasceu. Aos cinco anos começou a dançar e a cantar. Com os irmãos Jackie, Tito, Jermaine e Marlon formou os Jackson Five, quando tinha apenas 11 anos. O que sucedeu? Michael rapidamente se tornou a coqueluche do grupo, devido ao seu enorme talento para cantar e dançar.
De tal forma as prestações do pequeno Jackson eram impressionantes que, em 1969, os Jackson Five assinavam pela mítica Motown
Inevitável era o sucesso a solo do jovem, que surge em 1971 e que explode com o álbum ‘Thriller’, (1982), que entrou para o Guiness World Records como o mais vendido de todos os tempos, somando 50 milhões de cópias. O sucesso continua com ‘Bad’ (1987). Michael conquista audiências com a sua aura de bad boy, os seus dotes de dançarino – inventou o mítico moonwalk – a que não faltava um lado romântico e sofredor..,
A sua vida privada fica também sobre as luzes da ribalta. Jackson tinha um ar andrógino e a alteração da sua fisionomia levantava questões sobre o recurso constante a cirurgias plásticas e tratamentos para tornar a pele mais branca.
A polémica continua quando Jackson une o seu destino, em 1994, à filha de outro ícone da música: Lise-Marie Presley . O casamento durou apenas 19 meses. Casou pela segunda vez com a sua enfermeria, Debbie Rowe, de quem teve trê filhos
A sua excentricidade ficou famosa: dormia numa cama hiperbárica de modo a retardar o processo de envelhecimento, realizou dezenas de cirurgias plásticas e aparecia em público usando máscaras para se proteger d bactérias. A isso juntou uma acusação de abuso sexual de menores, que ditou a decadência da sua carreira e a venda do mítico rancho Neverland, devido ao acumular de dívidas do processo judicial.
O julgamento durou cinco meses, tendo terminado em Maio de 2005. Michael Jackson foi ilibado por falta de provas. Mas as dificuldades financeiras fizeram com que anunciasse este ano o regresso aos concertos.
Inevitável é o lugar que Michael ganhou na história da música pop, abrindo caminho a outros cantores negros, inovando e juntando milhões de fãs em todo o mundo que agoram choram a sua morte.