Patrick Swayze nasceu em 1952, em Houston, no Texas, filho de um engenheiro químico e de uma coreógrafa e bailarina. Foi a influência da mãe, Patsy Swayze, que mais se fez notar, e Patrick sempre foi apaixonado pela dança, tendo estudo para ser dançarino profissional de ballet. Porém, uma lesão contraída a jogar futebol americano afastou essa possibilidade e principiou então o seu interesse pela representação.
Mas acabou por ser a dança e não apenas o trabalho de actor que catapultou Patrick Swayze para a fama com o filme ‘Dirty Dancing’ (‘Dança Comigo’), de 1987. Tratava-se de um filme romântico, que recriava uma espécie de Romeu e Julieta moderno: Patrick era o professor de dança, Johnny Castle, que se apaixona pela aluna, filha de uma família rica, personagem interpretada por Jennifer Grey. O inesperado aconteceu e o filme, de baixo orçamento e sem grandes expectativas, tornou-se um fenómeno de popularidade.
Mas não só o filme, porque uma das canções da banda sonora, interpretada pelo próprio Patrick Swayze (‘She’s Like the Wind’), escalou os tops de vendas de todo o mundo, isto sem falar, claro, do tema ‘(I’ve Had) The Time of My Life’, escrita por Franke Previte, John DeNicola e Donald Markowitz e interpretada por Bill Medley e Jennifer Warnes, que ganhou o Óscar de melhor canção original.
Em 1990, Patrick contracena com com Demi Moore no filme ‘O Espírito do Amor’ (‘Ghost’).
Com o sucesso, vieram os problemas de alcoolismo, que Patrick acabou por superar com a ajuda da família. Até que em Janeiro de 2008 lhe foi diagnosticado um cancro no pâncreas, contra o qual lutou até a semana passada, quando foi para casa, para morrer junto da família.