Ficou conhecido dos portugueses por papéis como o de Mundinho Falcão, na versão original de ‘Gabriela’ (no remake, exibido em 2012 em Portugal e no Brasil, interpretava o papel de Coronel Jesuíno), ou Roque Santeiro, que protagonizou ao lado de Regina Duarte e Lima Duarte.
José Wilker tinha 66 anos, era um dos nomes históricos da Rede Globo e uma figura de vulto da representação no Brasil. A notícia foi avançada pelo jornal Globo, que aponta ainda um enfarte como causa de morte. O ator estava em casa da namorada, Cláudia Montenegro, em Ipanema, Rio de Janeiro.
Natural de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, Wilker começou a carreira no final dos anos 60, quando se mudou para o Rio para estudar Sociologia na universidade, curso que abandonou pouco depois para se dedicar à representação. Em 1970 ganhava o seu primeiro prémio de Teatro.
Com mais de 30 telenovelas da Globo no currículo e papéis em dezenas de filmes e minisséries televisivas, foi ainda realizador de programas de humor como ‘Sai de Baixo’ e de telenovelas como ‘Louco Amor’. O seu último papel foi na telenovela ‘Amor à Vida’, transmitida atualmente pela SIC, onde interpretou a personagem do médico Herbert.
Wilker deixa duas filhas; Mariana, fruto da relação com atriz Renée de Vielmond, e Isabel, com a também atriz Mônica Torres. Isabel escreveu uma mensagem sobre a morte do pai na sua conta de Facebook: “Só tenho amor, muito amor, e agora também saudades, sempre. Obrigada a todos pelo carinho.”