Os duques de Cambridge visitaram a Bélgica na segunda-feira, dia 4 de agosto de 2014, para participarem num evento que assinalou o centenário da Primeira Guerra Mundial. A cerimónia decorreu na cidade de Liége, em reconhecimento do conflito ocorrido na Bélgica no dia 4 de agosto de 1914.
O casal da realeza britânica, que foi recebido pelo rei Philippe e a rainha Mathilde, representou pela primeira vez a Rainha Isabel II, num evento realizado num país estrangeiro, assinalando um marco memorável da história.
Kate e William aparentemente descontraídos, apesar da severidade da data, passaram algum tempo à conversa com o presidente francês, François Hollande, ao lado do qual estavam sentados durante a cerimónia.
Para a solene ocasião, que relembrou os horrores sofridos e as vidas perdidas durante a guerra, Kate escolheu a suavidade tonal de um vestido-casaco creme, de Alexander McQueen, com uma gola Peter Pan, conjugando o look com uns discretos saltos nude e um chapéu Jane Taylor, cinza e coral. William estava igualmente elegante, com um fato azul marinho, onde exibia as medalhas recebidas pelo seu serviço militar.
Durante o discurso que deu no evento, o príncipe William referiu: “Fomos inimigos mais de uma vez, no último século, e hoje somos amigos e aliados. Saudamos aqueles que morreram para dar-nos a nossa liberdade.”
Durante o decorrer desta semana, os duques de Cambridge continuarão a relembrar os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial, tendo ontem, dia 5 de agosto de 2014, visitado a Torre de Londres, onde foi revelada ao público a instalação de papoilas cerâmicas, criada pelo artista Paul Cummins, em homenagem aos cem anos passados desde o início da Primeira Guerra Mundial.