A Duquesa de Cambridge recebeu uma notícia triste recentemente: a morte de um paciente de 12 anos de idade, com cancro, que conheceu durante uma visita ao Royal Marsden Hospital (na foto). Na ocasião, Kate e William inauguravam uma nova ala infantil neste hospital do Surrey, em 2011, quando se cruzaram com Fabian Bate, então com nove anos de idade, que sofria de leucemia.
Após a visita, a Duquesa escreveu uma carta, assinada à mão, para Fabian, na qual descreve como tinha sido tocado pela sua “força de carácter” e “energia positiva”. E disse: “Este deve ser um momento preocupante para si, para os seus pais e para as suas irmãs, mas sei que deixei o Royal Marsden segura por saber o quanto a equipa do hospital é incrivelmente talentosa, gentil e inteligente. Combinada com a sua crença e energia positiva, não poderia estar em melhores mãos.”
Três anos depois, Fabian não resistiu à doença, mas a família faz questão de expressar o seu apreço pelo gesto de Catherine: “Quero que Kate saiba que não era apenas uma carta, que era uma mensagem que significou tanto! Ele ficou com ela e ele está com ela agora que partiu”, afirmou a mãe, Lydia Bate
Ao falar desse encontro com a princesa, Fabian dissera em 2011: “Perguntei à Kate sobre o casamento – as raparigas gostam de falar sobre essas coisas – e disse-lhe que nos fez a todos muito felizes. Ela escreveu que era bom conhecer-me e que está a manter os dedos cruzados por mim, o que fez a minha mãe chorar um pouco. “
Fabien foi diagnosticado em 2006 e, após três anos de quimioterapia, entrou em remissão em 2009, mas o cancro regressou em julho de 2011. Depois de sua irmã Cassia ter sido identificada como dadora compatível de medula óssea, foi submetido a um transplante.
Os Duques de Cambridge enviaram mais duas cartas a Fabian assegurando-lhe que ele estava nos seus pensamentos.
Infelizmente, Fabian perdeu a batalha contra o cancro e morreu em sua casa, em Hampton Court, a semana passada. Na sequência da triste notícia, um porta-voz do casal real britânica afirmou: “o duque e a duquesa estão tristes ao ouvir a notícia e os seus pensamentos estão com a família de Fabian.”