Aos 77 anos, o comediante Bill Cosby vê-se no centro do maior escândalo sexual do momento. Nos anos 80 e 90, Cosby interpretou o papel de Dr. Huxtable na série ‘The Cosby Show’, que chegou a ser exibida entre nós, uma personagem tão carismática e acarinhada pelo público que, desde então, lhe valeu a alcunha de ‘Papá da América’.
As primeiras acusações datam de 2004, quando Andrea Costand e Tamara Green moveram um processo contra Cosby por abuso sexual, a que se juntaram então mais 12 mulheres que quiseram permanecer no anonimato. O processo acabou por se resolver fora do tribunal, em 2006, com um acordo financeiro.
Nesse mesmo ano, a atriz Barbara Bowman, contou ter sido drogada e violada por Cosby, em 1987, quando tinha 19 anos. Mas as acusações não deram em nada… até agora, quando mais vozes se juntaram à sua: a modelo Janice Dickinson, a aspirante a argumentista Joan Tarshis, a enfermeira Theresa Serigne; Carla Ferrigno, mulher do ator Lou Ferrigno, e a modelo e atriz Angela Leslie.
Theresa Serigne contou ter sido violada por Cosby há 38 anos, depois do ator lhe ter dado um copo de água e dois comprimidos.
A modelo e atriz Angela Leslie, hoje com 52 anos, conta como, em 1992, quis falar com Cosby sobre as suas aspirações de carreira. Cosby chamou-a ao seu quarto de hotel, em Las Vegas, onde alegadamente lhe terá drogado uma bebida (que ela diz ter recusado), obrigando-a depois a tocar-lhe nos genitais. “Quero, sobretudo, que as pessoas conheçam quem ele é na verdade. Ele não é o ‘pai da América’, disse em entrevista ao New York Daily News.
Outras duas mulheres, Renita Chaney Hill e Louisa Moritz, acusaram hoje Cosby de abusos, segundo o New York Daily News. Renita, que trabalhou com Cosby numa série infantil, durante os anos 80, diz que os abusos começaram quando ela tinha 15 anos e alega que Bill lhe dava álcool e drogas, tocando-a depois de forma indecorosa. No entanto, diz que não pode ter a certeza de ter sido violada, porque que ficava sempre inconsciente.
Louisa Moritz, hoje com 68 anos, afirma que Cosby a obrigou a sexo oral nos bastidores do programa ‘Tonight Show’, de Jimmy Carson, em 1971. Terá terminado com uma ameaça velada: “Não vais querer aborrecer-me e comprometer o teu futuro, pois não?…” Moritz disse estar disposta a avançar para um processo judicial, em declarações ao site TMZ.
Entretanto, Bill Cosby mantém-se mudo, quando interpelado pelos jornalistas sobre estas acusações e a sua carreira já entrou numa espiral descendente. A Netflix adiou um programa especial que tinha agendado com Cosby. A NBC cancelou uma sitcom com Cosby, preparada para 2015; o canal TV Land retirou do ar as reposições da série ‘The Cosby Show’ e o hotel Treasure Island, em Las Vegas, cancelou um espetáculo de stand up comedy marcado para 28 de novembro.
No entanto, na noite de quinta-feira, 20 de novembro, Cosby foi ovacionado pelos fãs que assistiram ao seu espetáculo de comédia a favor de uma organização de solidariedade social, nas Bahamas. Cosby brincou, dizendo que era “um homem malvado”.