As duas estrelas conheceram-se em 2001, durante as gravações do filme ‘Planeta dos Macacos’, onde se apaixonaram, mas optaram por nunca casar. Depois, a sua parceria criativa no cinema daria origem a filmes de sucesso como ‘Sweeney Todd – o Terrível Barbeiro de Fleet Street’, ‘Alice no País das Maravilhas’ ou ‘Dark Shadows – Sombras da Escuridão’.
Segundo um porta-voz de Tim Burton, a separação ocorreu de forma amigável e os dois vão continuar a partilhar a custódia dos filhos. A decisão foi tomada este ano, em data não especificada, mas só agora foi oficialmente anunciada.
Os fãs já suspeitavam que algo não estaria bem, há algum tempo. Em outubro de 2013, Helena disse que ela e Tim poderiam não voltar a trabalhar juntos, sugerindo que o realizador estaria “farto” da parceria. Semanas mais tardem, surgiam rumores de uma alegada traição de Tim Burton, prontamente desmentidos pelo seu representante.
Helena e Tim nunca tiveram padrões convencionais de vida familiar. Viviam em três casas conjuntas, em Londres: uma para ela, outra para ele, e outra ainda para os filhos, que estariam ao cuidado de uma ama a tempo inteiro – algo que muitos fãs achavam, no mínimo, insólito.