Em visita à Índia e ao Butão, o príncipe William e a princesa Kate são contidos nas expressões de afecto face aos olhares do público. Os abraços em eventos desportivos e os sorrisos trocados no Butão enquanto praticavam tiro com arco são exceções a um decoro muito britânico, que ambos costumam seguir em público.
E mantiveram-se discretos num passeio ao Taj Mahal. Apesar de ser um dos lugares mais românticos do mundo, os Duques de Cambridge não se mostraram muito íntimos um com o outro. É frequente vermos Kate e William manterem uma certa distância em público, mas por que o fazem?
Citada pela People, Myka Meier, uma especialista em etiqueta real e fundadora da Beaumont Etiquette, não se mostra surpreendida. Meier diz que “não existe uma etiqueta ou protocolo real que diga que o casal deve evitar manifestações de afeto em público. O mais provável é o casal não querer mostrar intimidade para manter o profissionalismo, uma vez que estão numa viagem em representação da monarquia britânica.”
Judy Wade, que escreve há muito tempo sobre assuntos reais, concorda. “Ir a um sítio como um mausoléu é o tipo de evento oficial em que a postura deve ser mais conservadora e onde não se devem dar as mãos. Mas reparei que se divertem muito em ocasiões mais desportivas e que, nessas circunstâncias, ele punha o braço à volta dela. Ocasiões diferentes pedem comportamentos diferentes.”