Meghan completa 37 anos no próximo dia 4 de agosto, uma data muito especial para toda família real britânica, que não só assinala mais um ano de vida da duquesa de Sussex como também aquele que seria o 118.º aniversário da Rainha Mãe, se fosse viva.
Nascida a 4 de agosto de 1900, Elizabeth Angela Marguerite Bowes-Lyon tinha oito irmãos e era uma mulher instruída, tendo aprendido a falar francês fluentemente antes de fazer 10 anos através do regime de ensino doméstico. De acordo com o site royal.uk, conheceu o seu futuro marido, na altura o ainda príncipe Albert, no final da adolescência e os dois trocaram alianças em 1923. A primeira filha do casal, a princesa Isabel, nasceu em 1926 e a segunda, a princesa Margarida, veio ao mundo em 1930.
Em 1936, Albert foi coroado rei sob o nome George VI depois de o seu irmão mais velho, o rei Edward VIII, abdicar do trono para casar-se com uma socialite norte-americana e divorciada, Wallis Simpson. Elizabeth foi sua consorte até à morte do monarca em 1952. Nessa altura, pensava-se que a Rainha Mãe iria isolar-se devido à sua grande dedicação ao marido mas, pelo contrário, manteve-se ativa e cumpriu os seus deveres reais, tendo participado em compromissos até poucos meses antes de falecer em março de 2002, aos 101 anos, com a já rainha Isabel II ao seu lado.
Além de ser uma mãe dedicada, a falecida rainha teria uma ligação especial com o neto Carlos e com os bisnetos William e Harry. Aliás, segundo o ‘The Guardian‘, terá deixado aos últimos dois 19 milhões de libras (cerca de 21 milhões e 348 mil euros) em contas-poupança, a que tiveram acesso depois da sua morte. A maioria do seu património, entre 50 e 70 milhões de libras, ficou para a filha Isabel – a princesa Margarida morreu menos de dois meses antes de Elizabeth.
De salientar que, de acordo com o site Ipsos, o principal legado da Rainha Mãe reflete-se no facto de ser uma das figuras da realeza mais populares entre os britânicos e de ter ajudado a moldar a forma como a família real é vista hoje em dia.
Meghan irá celebrar o seu aniversário deste ano no casamento de um dos melhores amigos de Harry, Charlie Van Sttraubenzee, com Daisy Jenks. Em 2017, os duques de Sussex passaram a data especial a fazer um safari no continente africano.