Por norma, o discurso associado à menopausa tende a ser mais negativo e pesado. Talvez por isso, Naomi Watts, de 53 anos, decidiu publicar um manifesto em forma de vídeo, nas suas redes sociais, onde enumera aqueles que considera ser os pontos positivos desta fase da vida das mulheres:
Não há mais período – o que, parecendo, talvez, o mais óbvio, pode encerrar em si mesmo uma liberdade muito grande.
Adeus TPM – ou seja, adeus à tensão pré-menstrual que se caracteriza por sintomas físicos, como tensão mamária, inchaço abdominal, dores de cabeça ou acne, e sintomas emocionais, que podem passar pela irritabilidade, variações de humor, insónias, necessidade de comer coisas doces e tensão ou ansiedade.
Somos mulheres adultas e mais sábias – porque é isso mesmo que os anos e as experiências nos trazem. Há um entendimento diferente da vida, das suas situações e das pessoas. E até de nós próprias. O que leva a atriz para o ponto positivo seguinte.
Maior experiência
Somos mais gentis connosco próprias – fruto do maior conhecimento que temos de quem somos, de uma maior confiança e de uma maior paz interior.
As nossas amizades têm história – porque já há um passado conjunto, há memórias que fazem parte da nossa identidade, de quem somos e há uma valorização crescente dos momentos que passamos com quem nos faz sentido.
Dizemos a verdade e sabemos quando alguém não a diz – um super poder a que chamamos intuição, mas também experiência. Aprender a confiar no que sentimos e no que a nossa intuição nos diz sobre uma situação ou uma pessoa é uma mais-valia na vida.
Mas, mais do que tudo isto, segundo a atriz, esta é uma fase em que já não nos importamos de todo com o que não interessa. Sem explicações desnecessárias e sabendo exatamente quem somos e o que somos. De facto, só alguém que esteja neste estágio da sua vida poderia fazer um vídeo tão leve e importante ao mesmo tempo.