Dânia Neto foi mãe pela segunda-vez no passado dia 14 de setembro. Após apresentar o pequeno António Maria, fruto da relação com o médico dentista Luís Matos Cunha, ao mundo, a atriz partilhou uma importante mensagem sobre o corpo pós-parto nas redes sociais.
Leia a mensagem na íntegra:
“Este post não é sobre mim, é sobre nós. Na verdade, sinto que devo partilhar a minha experiência num tema que ainda é tão desafiante para as recém-mamãs.
O que quero realmente dizer é que não permitam que comentários como “Ah ainda tem barriga?”, pois “está muito inchada”, ”Bem parece que ainda está grávida“ vos destruam numa altura em que a Mulher acabou de trazer um Ser ao mundo, numa altura de tanta fragilidade. Numa fase em que nós precisamos de amparo e também de colo, porque estamos a dar tudo o que podemos e sabemos a estes nossos bebés. Juntamente numa altura em que estamos altamente hormonais, com falta de horas de sono e de descanso. Numa adaptação a este novo corpo.
Quando estamos em fase de adaptação porque em cada Parto existe uma morte e um renascimento daquela mulher, daquela Mãe numa nova versão sua, que também está a ser descoberta e integrada. Essa Morte e renascimento traz dor muitas vezes, e é uma dor que tem e que precisa de ser acolhida.
Este post é para vocês, Mulheres, Mães e para todos os que tem sensibilidade para perceber que temos que parar com este bullying disfarçado de comentário Inocente.
Magoa, fragiliza, é desnecessário.
Não sei vocês, mas do meu ventre saiu um bebé com 51 cm e 3,340 kg.
Não é suposto ter um bebé, e sair da Maternidade como se não o tivesse tido!
O corpo leva 9 meses a gerar uma vida, numa mudança drástica e constante.
Não permitam nem gravem estes comentários no vosso coração.
Acabámos de fazer um ser Humano, não é suposto parecer que saímos do Ginásio.
Respeitem o vosso corpo e o vosso tempo.
Tudo volta ao normal, mas requer tempo ????.
Bem-haja a todas vocês.
Um beijinho no ❤️”