Foi apenas há alguns meses que Oprah Winfrey revelou que estava a tomar o medicamento da moda para perder peso, e agora está de regresso aos pequenos ecrãs com um programa especial que se chama ‘ An Oprah Special: Shame, Blame and the Weight Loss Revolution’.
Aos 70 anos Oprah decidiu falar abertamente sobre como o seu peso – os ganhos e as perdas de quilos – tem sido tão comentado por toda a gente e de como isso foi um verdadeiro carroussel de emoções. “Durante 25 anos, as piadolas sobre o meu peso foram o desporto nacional”, lembrou. Mesmo quando o seu profissionalismo não era posto em causa, o seu corpo era comentado com desdém, ridicularizado e humilhado.
A sua luta contra o aumento de peso foi sempre um assunto público nestas últimas décadas e a apresentadora quer, com este novo programa, acabar com o estigma, o preconceito, a vergonha e a humilhação das pessoas que são obesas e que lutam por atingir um peso saudável. Quer também que se perceba que a obesidade não é uma falha de carácter e falta de força de vontade, “quero que as pessoas percebam que é uma doença crónica, que está no cérebro e que por isso tem de ser tratada convenientemente”. Para este Especial, Oprah fala do seu percurso pessoal na luta contra a obesidade, das suas conquistas mais recentes, da combinação de alimentação com exercício físico que teve de adotar para chegar aos seus objetivos, para além da toma do medicamento específico para a perda de peso (que ela não revelou qual era). Convidou também vários especialistas na área e pessoas que, como ela, lutam todos os dias contra a obesidade e o estigma.
Este programa, por enquanto, ainda só está disponível na plataforma Hulu.