É umas das mais famosas mulheres do mundo não só porque pertence à família Grimaldi, herdeira da beleza e sofisticação da mãe, a princesa Carolina do Mónaco, e da avó, a princesa Grace Kelly, mas é também embaixadora da Chanel e uma apaixonada assumida por literartura. E foi precisamente por causa dos encontros literários que promove enquanto embaixadora da Chanel que Charlotte Casiraghi, de 38 anos, concedeu uma entrevista ao jornal The Telegraph.Charlotte Casiraghi assume que a maternidade pesa mais sobre as mulheres
E foi durante essa conversa que se desenrolou sobretudo à volta da paixão pela escrita e leitura, que Charlotte, que não tem o título de princesa, partilhou com os leitores como é que a leitura de obras escritas por mulheres a ajudaram ‘a não viver de acordo com expectativas e julgamentos. Para mim, é importante libertar-me de certas convenções”.
Mãe de Raphaël, de 10 anos , fruto da sua relação com o ator franco-marroquino Gad Elmaleh, e de Balthazar, de 5, do casamento com o realizador francês Dimitri Rassam, de quem se divorciou recentemente, Charlotte apontou ainda para a enorme desigualdade entre homens e mulheres no que toca aos filhos e como a maternidade continua a pesar mais sobre elas:
“Penso que é um desafio para as mulheres terem filhos… Qualquer mãe que trabalhe sente-se assediada e dividida e os homens não sentem isso da mesma forma. É desigual porque estamos constantemente a pensar no que se passa em casa e os homens não, pois não? Antes de ter filhos, não nos apercebemos de que vamos ter de lutar pelo nosso próprio espaço e criatividade”, confessou.
Na mesma entrevista ao jornal britânico, Charlotte Casiraghi, que ao que tudo indica está numa relação com o romancista francês Nicolas Mathieu, não esconde a pressão que a ssua exposição pública acarreta e como procura viver de forma livre independemente do olhar dos outros:
“Muitas vezes somos aprisionados por uma visão do que é uma família, especialmente quando as pessoas estão constantemente a julgar a nossa vida e as nossas decisões”, assegura.