O nariz é a porta de entrada do nosso sistema respiratório. Para além das funções olfativas e respiratórias, este órgão representa uma importantíssima função imunitária. A higiene e bom funcionamento do nariz, ganha assim toda uma importância, e com repercussão na nossa saúde global, como a qualidade de sono, fadiga matinal, roncopatia, rinite, sinusite, otites, mau hálito e olheiras.
Fomos feitos para inspirar pelo nariz, e a importância de o fazermos bem, deve-se ao facto do ar que respiramos ser aquecido, humidificado e filtrado pela mucosa nasal. Assim, o nariz e sua função fisiológica, tornam-se agentes essenciais à luta contra a poluição, poeiras, mas, e também, de bactérias, vírus e fungos.
Nos bebés e crianças pequenas, este processo ganha ainda mais relevância, pelo que estes muitas vezes, ainda não são capazes de o fazer por si só de forma autónoma e eficaz. Nestas idades, por falta de espaço nas estruturas da orofaringe e pescoço, é mais frequente a rinorreia anterior (vulgo ranho), enquanto que nos adultos, se torna mais frequente a chamada rinorreia posterior, com o muco a escorrer para a garganta, causando tosse, pigarro, alteração da voz e dor de garganta.
Em todas as idades, mas especialmente nas crianças, vários sinais ou sintomas, bem como doenças, podem ser prevenidas ou tratadas, “tratando” do nariz. O nariz funciona em comunicação direta com outras estruturas da cabeça e orofaringe, como os ouvidos, boca, laringe e seios perinasais, logo, ter o nariz e a sua normal função afetada, de alguma maneira, pode provocar sintomas e o desequilíbrio nestas outras estruturas.
É muito frequente pais e crianças serem vítimas dessa repercussão, sem sequer se aperceberem que o mal está no nariz. Dores de ouvido, Otites, sinusites, cefaleias (habitualmente fronto-temporais), rinites, mau hálito e olheiras, e até alteração da voz como rouquidão, podem ser causadas por má respiração nasal.
Concluindo, estamos perante um órgão que desempenha funções protetoras, reguladoras, e imunológicas, que funciona em parceria com outras estruturas e órgãos adjacentes, com funções parecidas, como os ouvidos e a orofaringe, onde se inclui a boca, adenoides, amígdalas e seios perinasais. Ao cuidarmos do nosso nariz e promovermos o seu bom funcionamento, estaremos sempre a promover a saúde, não só do nariz, mas de todo um processo complexo com implicação em muitos sintomas e doenças, agudas e crónicas, e a fazer prevenção de doenças virais e bacterianas.
Por isso, e para evitarmos gripes e constipações, especialmente nesta altura do ano, existem no mercado sprays nasais à base de extratos naturais que atuam contra as gripes e constipações. Há, inclusivamente, um spray que em vez de ser líquido, é um pó nasal preventivo para gripes e constipações, que atua como barreira protetora na mucosa nasal. Este pode ser usado não só aquando dos primeiros sintomas, mas, e mais importante, como prevenção da aparição dos mesmos pois o pó, quando em contacto com a mucosa nasal, cria uma barreira de gel protetora, que aprisiona e inativa vírus e bactérias, não permitindo assim uma possível infeção.
Cuide do seu nariz, cuide da sua saúde. Previna-se!
Dr. João Ramos
Instagram: @drjoaoramos