Tendencialmente no mercado de trabalho a época que se inicia em Setembro é também uma época de grandes movimentações, seja pelas novas oportunidades publicadas pelas empresas, pelos novos projetos que se iniciam e que carecem de novos profissionais, seja pelos lugares que ficaram vagos desde o Verão, com eventuais saídas de outros profissionais.
Diria que é uma altura estratégica para iniciar um plano de ação para mudar de carreira para quem tanto ambiciona essa mudança. Um bom plano de ação é aquele que se baseia em objetivos concretos datados no tempo, com a definição clara de todos os “step by step” que vai ter de tomar.
Um bom plano e uma boa mudança de carreira, não se coadunam com ações arbitrárias e não planeadas, que levam a caminhos inesperados, e nem sempre às mudanças mais desejadas.
Para começar é preciso definir o objetivo macro: o emprego/ carreira/ empresa/ função, que quer alcançar; passo dois, é preciso que faça uma auto análise, das razões pelas quais pretende alcançar aquele objetivo.
Depois de fazer esta ponderação seguem-se as seguintes etapas:
- Avalie-se: faça uma autoavaliação o mais completa possível sobre os seus pontos fortes profissionais. Concentre-se neles para poder destacar-se e ser mais competitivo. Caso esteja na dúvida ou confusa sobre alguns aspetos, aconselhamos a realizar um assessment comportamental para facilitar esta descoberta e avaliação.
- Defina os seus objetivos: estes devem ser muito claros e precisos. Quando procuramos qualquer emprego, as opções são tantas que facilmente nos desviamos do nosso objectivo,e perdemos o foco.
- Analise as suas competências: precisa de ter uma clara noção daquilo que são as suas competências atuais e as competências necessárias para o lugar que pretende alcançar. E apostar na formação necessária para colmatar eventuais falhas. Aconselho a que faça uma lista com os principais requisitos e competências da função ou empresa para a qual pretende ser contratada. É a única maneira de aspirar a um emprego e não acabar frustrada. Acompanhe esses conceitos: experiência, conhecimento e competências.
- Imagem pessoal e digital: Reforce a sua imagem de marca, pessoal e digitalmente. Esta é uma das melhores dicas para procurar emprego. Deve trabalhar com uma imagem que o identifique imediatamente com o trabalho que deseja. A sua aparência, o seu currículo, as suas redes sociais … deve adaptar tudo para que transmita uma visão sobre si que corresponda ao trabalho que está à procura sem se afastar da realidade. Não transmita algo que não é, manter a autenticidade é importante.
- Esforce-se por aumentar a sua rede de networking de forma estratégica, e partilhe conteúdos relevantes que a possam ajudar a destacar-se positivamente e alcançar o seu objetivo mais rapidamente.
- Liste as empresas que maior se adequam ao seu objetivo profissional, e com as quais mais se identifica a nível de cultura organizacional. Este ponto será importante para definir os alvos e começar a enviar candidaturas e desenvolver networking com pessoas que já trabalham dentro dessas organizações.
- Prepare a sua documentação. Personalize o seu currículo e uma carta de apresentação, dependendo da empresa e da posição que deseja. Complemente com documentação que possa ser interessante para a execução do trabalho. Sabia que a maioria dos cv’s são eliminados por filtros e palavras chave? Esteja atenta e personalize sempre as suas candidaturas.
- Defina um prazo. Nada pode durar para sempre, portanto, defina um limite de tempo para realizar todas as ações que marcou.
- Não menos importante, mas poucas vezes ponderado, é importante ter também em conta como o novo emprego / carreira irão impactar na sua vida pessoal e familiar, até onde pode ser flexível e fazer cedências, de modo, a manter a harmonia entre trabalho e vida pessoal.
- Lembre-se que as condições inerente ao novo emprego podem não ser totalmente compatíveis com o seu estilo de vida atual, sendo um ponto a ponderar se quiser alcançar o sucesso profissional nesta nova fase.
Para terminar, relembro que nada se faz sem entrarmos em ação, mas também que pequenos passos são normalmente mais viáveis e exequíveis que mudanças drásticas, bruscas e dramáticas, com as quais muitas vezes não sabemos lidar.
Boa sorte nesta reentré…
Lúcia Palma
Coach ICC n.º 14551